Em estudos com camundongos, pesquisadores do Hospital Pediátrico de Boston, identificaram um grupo especial de células-tronco que conseguem dar origem aos chamados cardiomiócitos, como se chamam as células do músculo do coração.Essas células foram isoladas na superfície do órgão, e podem dar pistas sobre como regenerar o coração após lesões.
Em continuidade com estudos anteriores, os pesquizadores encontraram um grupo de células que se situam no epicárdio, a superfície do coração,e são identificadas pela ativação de um gene conhecido como Wt1.
Observando como o coração, e outros tipos de céluas se formam nos camundongos, os cientistas acreditam que se, for possível ativar esse gene no coração de pessoas adultas que sofrem de problemas de coração, o órgão poderia se regenerar e retomar suas funções.
Isto ocorreria, por que as células tronco podem tanto renovar-se como originar outros tecidos, no caso as células-tronco do epicárdio, também originam um outro tipo de músculo, o endotélio, um tecido ligado aos vasos sanguíneos.
Esse seria o único modo de reverter a perda de cardiomiócitos devido à falência cardíaca, a solução está na criação de novas células. William Pu, líder do estudo científico, declarou em comunicado oficial, e o artigo foi publicado online numa das mais respeitadas revistas científicas, a Nature.