As sete fases de um relacionamento



Mesmo casais que ficam juntos a vida inteira, passam por momentos difíceis.O compromisso geralmente é abalado por um caso extraconjugal , ou mesmo a chegada de um filho.Mas especialistas acreditam que, o momento da dúvida seja saudável, para que o relacionamento passe para uma outra fase.

No entanto, a fase das descobertas individuais, de entender o que se quer para si, e decidir se, o relacionamento vale a pena ou não, poderá acabar em uma separação.

Pensando nisso, enumerei algumas fases de um relacionamento, para que, conhecendo o percurso, se possa chegar bem no fim da corrida.

Fase 1 : Amor a primeira vista!

Vocês se encontram, se olham e se apaixonam.Você se sente nas nuvens , como se fosse a pessoa mais sortuda no mundo.

O seu amor é a pessoa , mais bonita, mais inteligente, mais charmosa que está disponível no momento.

A roupa, o perfume, o sorriso, a piada sem graça … tudo nele(a) é perfeito.

Vocês contam os segundos para estarem juntos, fantasiam as conversas, o namoro, viagens…e aí começa o perigo!

Mas ambos estão encantados!

Fase 2 : Geralmente fantasiamos a pessoa por quem estamos apaixonados, num momento em que devemos deixar as coisas acontecerem, sem grandes expectativas, pra não nos frustrarmos depois.

Poucos casais, no começo de um relacionamento, se permitem se conhecer de verdade.

Neste comecinho, em que tudo está correndo as mil maravilhas, sexo é novidade, é divertido , excitante…todo cuidado para que o outro não perceba seus maus hábitos, é pouco.

Cada detalhe que possa te comprometer com o outro é vigiado.

Mentirinhas aceitáveis são contadas por âmbas as partes como, concordar com qualquer crítica que ele(a) faça sobre uma notícia, um filme, ou música , além de, fingir gostar do mesmo tipo de comida, só para terem algo mais em comum.

Alguns casais se enroscam nesta fase, por dois motivos: Primeiro, um passa a ver o outro como um sabe tudo, como uma criança vê os pais.

…e segundo: Um passa a ser dependente do outro, perdendo até mesmo as vontades próprias.

Os dois caminhos são muito perigosos , pois quando o relacionamento perde o encanto, os questionamentos são inevitáveis!

Fase 3: Esta é a fase das descobertas!

Já estão juntos a um tempo, um já conhece a família do outro, amigos, e parentes…inevitavelmente, alguns defeitinhos começarão a aparecer como: o jeito que ele(a) trata a sua família e amigos, o modo como cuida da casa, do cachorro, faz compras, se depila, se acordam bem ou mal humorados, se falam de mais ou de menos…

E por conta de uma intimidade maior, esta é a fase em que nos sentimos no direito de exigir respostas, ou até mesmo, uma certa submissão como prova de amor.

Algumas verdades são ditas nesta fase, e verdades geralmente não são bem aceitas.

Evitar que a outra pessoa se ofenda com o que pensa dela, sabendo escolher as palavras, e nunca baixar o nível, possibilitará que façam as pazes mais depressa, e sem mágoas.

As verdades não precisam ser ditas em clima de guerra!

Evite possíveis humilhações do tipo, chamar o outro de burro, besta, tapado, chato … palavras que sempre escapam numa discussão e, parecem tão bobas mas que, no entanto, ouvir isso da pessoa que ama, pode causar muito sofrimento, principalmente se virar rotina.

O respeito pelo outro é fundamental numa relação.

Fase 4 : A frase desta fase será: “Como você mudou!”

Na verdade a pessoa ainda é a mesma, mas os seus defeitos aparentarão gigantes.

De repente, âmbos passarão a se irritar um com o outro, por muito pouco.

Então surgirá a dúvida:Será que realmente nos amamos?

Neste momento da relação, o importante é que se observe o relacionamento por uma outra óptica.

Perceber que todos temos defeitos, e que se quisermos seguir em frente, juntos, devemos aceitar e compreender.

Algumas atitudes que não agradam deverão ser conversadas, como por exemplo:”Não gosto que grite, quando estou no telefone”, “não quero que me toque desse jeito”, “não gosto dos seus amigos”… e outros assuntos do tipo.

É bom que, entendamos que o nosso parceiro(a), não é adivinho, enquanto você levar na boa sem reclamar ou impor uma posição, ele(a) irá achar que está tudo bem, e com razão!!!

Fase 5: Esta é a fase em que, um casal geralmente se encontra em sintonia, após todas as conversas, descobertas, desilusões e devidos ajustes.

Será uma fase de extrema compreensão, onde âmbos deverão ser flexíveis o suficiente para se colocar, um no lugar do outro.

Ajustadas as diferenças o relacionamento cresce com mais força.

Fase 6: A fase seis de um relacionamento será frisada pela união.

Este será o momento em que o casal, se sente independente para sair com amigos incomuns e somar experiências.

O casal da fase seis, sabe dizer não com doçura, criticar no momento certo, e ser a base forte do outro.

Os dois têm uma história juntos, com filhos, dificuldades que ultrapassaram juntos, e algumas vitórias.

Estão unidos.

Fase 7: A fase última da minha postagem, sugere que, após passados seis estágios na tentativa de uma boa relação, a separação não aconteça!

O fim de um relacionamento geralmente é doloroso, e lágrimas e cenas comoventes não são supérfulas ou vergonhosas, elas fazem parte do processo.

O fim de um relacionamento pode se assemelhar a morte.Afinal foram momentos vividos a dois que constituiram uma história de vida.

É importante que o casal entenda que, por mais difícil que tenha sido a relação, ou a separação, um aprendeu muito com o outro, e tais experiências serão usadas em uma relação futura.

Procure não eliminar da sua vida alguém que um dia foi tão importante pra você.

Sejam bons amigos.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “As sete fases de um relacionamento

  1. Jack says:

    Ótima definição ,mas não é nada fácil sair vivo da quarta fase,somente se existir o interesse do casal em proseguir com a relação é possível ir para as próximas fases.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *