Os assassinos do coração estão matando cada vez mais mulheres com problemas cardíacos, conheça quem são , e previna-se. As doenças cardíacas matam mais mulheres que qualquer outro tipo de doença, inclusive o câncer! Está incluída como a terceira causa de morte até os quarenta anos, e entra como a primeira causa após está idade!As estatísticas brasileiras mostram que a dez anos, os enfartes atingiam mais homens do que mulheres, numa proporção de dez para um. Hoje em dia, a situação é assustadora, a porcentagem é de dois homens para cada mulher.
Enfarte e Menopausa
Somente após a menopausa ou climatério é que o risco de um enfarte entre homens e mulheres passa a ser equivalente. As chances de um enfarte são maiores após os quarenta anos por que a mulher para de menstruar, sendo que, somente enquanto menstruam, têm o coração protegido pelo hormônio estrógeno, que dificulta a formação de placas de gordura nas vias coronárias, evitando assim, uma doença conhecida por aterosclerose.
A medida preventiva comum, é conhecida como terapia de reposição hormonal ou reposição de hormônios e, só serão beneficiadas as mulheres que não tenham histórico de câncer ou problemas cardíacos.
Para que menos mulheres façam parte das estatísticas, separei algumas dicas que podem nos ajudar a afastar o perigo do coração.
Previna-se contra enfartes
A mulher alcançou independência, conquistou espaço no mundo moderno, e concilia casa, trabalho e filhos.
Todos estes fatores, são extremamente estressantes!Ufa!Não há coração que aguente!
Segue algumas causas eminentes do perigo;
Stress
A mulher dos anos noventa é mais inteligente, mais bem informada, mais decidida, mais dinâmica e … mais estressada! O stress libera adrenalina que, contrai os vasos, acelera o metabolismo e produz uma sobrecarga nos órgãos vitais, começando pelo coração que, passará a receber menos oxigênio. Acontece que, toda essa tensão, associada ao fumo, sedentarismo, e colesterol, pode ocasionar num enfarte.
Quando a pressão dentro da artéria cresce muito, ela se rompe e o sangue jorra, e parte do coração, que deveria ser abastecido por esse sangue , fica sem combustível. Os sinais de possíveis problemas são: insônia, dificuldade de concentração, cansaço fora do comum, muita irritabilidade, perda ou excesso de apetite.
Percebido estes sintomas siga algumas orientações da doutora, Maria Tereza Chamma, colaboradora do Instituto de Psiquiatria da USP.
- Nas horas de folga, esqueça o mundo e, faça o que lhe dá mais prazer.
- Quando estiver ansiosa, evite beber ou fumar.
- Não guarde raiva dentro de si, grite , chore, esperneie…
- Verifique se, o objetivo pelo qual está lutando, é realmente o que você quer.
- Jamais adie férias, descanse.
- Não deixe tudo pra última hora, planeje.
- Faça uma coisa de cada vez.
- Questione se vale a pena ser tão competitiva.
Cigarro
Se você não quer ter problemas do coração aos cinqüenta anos, pare de fumar aos trinta e cinco!O fumo é um dos mais graves fatores de risco para as doenças cardíacas em mulheres, porque diminui a proteção do estrógeno.
Quando combinado com a pílula que evita a gravidez, o cigarro favorece a formação de coágulos que podem fechar a coronária e provocar uma forma super aguda de enfarte.
Além disso o fumo também destrói, aos poucos, a parede das artérias, acabando com o endotélio, responsável por impedir a coagulação do sangue no interior dos vasos e, a entrada de substâncias nocivas que entopem as artérias.
Pensa que acabou? … Pois não acabou não!
A nicotina, libera adrenalina, que contrai os vasos sanguíneos deixando a circulação mais lenta, e diminuindo os impulsos nervosos de contração muscular, obrigando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue que vai oxigenar os músculos.
Mesmo fumantes “passivas”,( pessoas que convivem com fumantes) têm 30% de chances, a mais, de desenvolver doenças do coração.
Colesterol
A ação desse tipo de gordura é tão simples, quanto fatal.
Em geral se acumulam nas paredes das artérias, formando placas que diminuem a sua dimensão e reduzem o fluxo sanguíneo.
Estamos falando do LDL ( lipoproteína de baixa densidade), o temível colesterol mal.
Sim … por que existe o colesterol do bem , conhecido por HDL ( lipoproteína de alta densidade), que facilita a eliminação do colesterol mal , pelo fígado.
O estrógeno, aumenta o HDL, e conseqüentemente aumenta a sua proteção, quando a mulher está em seu período fértil.
Mas durante a meno pausa essa proteção não existe, portanto comece a se cuidar desde já, o dr. Bernardino dá algumas dicas, em entrevista a revista Nova:
- Comece evitando frituras.
- Condimentos industrializados que, contenham gorduras saturadas.
- Carne vermelha, três vezes por semana será o suficiente.
- Evite muito leite , ( afinal já deveríamos estar desmamados), margarina, queijos, gemas de ovo ou chocolate.
Sedentarismo e obesidade
As gordurinhas não devem ser combatidas apenas por estética, pois obrigam o coração a bombear com mais força, e diminui a produção do HDL (o colesterol bom), permitindo que o LDL ( o colesterol mal), tome conta dos vasos sanguíneos.
Portanto mude seus hábitos, prefira as escadas, guarde o carro e vá a pé até o super mercado, buscar o filho na escola, ou passeie com o cachorro.
Procure um especialista que possa indicar um exercício físico que se adapte melhor a você!
Hipertensão
A hipertensão faz da mulher sua prisioneira. Ela provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos obrigando o sangue a fazer mais força para percorrer todo o caminho, pressionando as artérias, dando início ao círculo vicioso.
Dificuldade na passagem do sangue, mais facilidade do acúmulo de gordura, proporcionando o enfarte certeiro!
Seus principais adversário são: Stress, Colesterol, Fumo, Obesidade, Excesso de bebidas alcoólicas, e, principalmente o Sal.
Todos demonstrados assim mesmo, com letras maiúsculas, por que são “senhores” das causas inimigas do coração.
A hipertensão será sua bruxa má, a madrasta da Branca de Neve que quer devorar o seu coração eminentemente, pelo resto de sua vida!Portanto conscientize a partir de já!
Mais competitividade, mais enfartos. Abraços
Todos os fatores da vida moderna mais os novos papeis da mulher na sociedade acaba por cobrar seu alto preço
Abraço
Telminha,
Um artigo completo que tanto vale para a mulher como homem.
Boa informação que só falta colocar em prática.
Boa alimentação,exercício suficiente,bom estado mental de harmonia e prazer em estar vivo e actuante.
São os melhores tratamentos para lidar com esse perigo cardíaco.
Abraço amiga,
joao