Criança canhota



Houve um tempo em que, crianças canhotas eram obrigadas a aprender a ser destras, como se o canhotismo, a facilidade que se tem de escrever e utilizar a mão esquerda, fosse uma abominação, a começar pela própria definição do nome, segundo o dicionário Aurélio, a definição para canhoto é:” Inábel, desajeitado e desastrado.”

Hoje em dia esse conceito já não existe, o neurologista Muszkat afirma que, o canhotismo não é um defeito e forçar a criança a ser destra, pode ocasionar numa série de problemas como, atraso na leitura, escrita e, problemas de orientação espacial, fazendo com que a criança sempre tropece ou esbarre em algo.

As dificuldades de um canhoto, em se adaptar num mundo onde são minoria, está principalmente em objetos manuseáveis como, tesouras , carteiras escolares, pentes ou aparelhos que possuem uma cavidade para apoiar o dedo do destro, abridores de lata, luvas, mouses, régua, afiadores de lápis, teclados de computadores e outros, além de ser necessário uma técnica sobre como ensinar crianças canhotas a escrever.

Ainda hoje não é muito fácil encontrar este tipo de artigo, que facilite o manuseio do canhoto, porém, a adaptação de uma criança canhota não deve ser levada a extremos.É importante se ter a consciência de que, não devemos supervalorizar o que não passa de um detalhe irrelevante.Quero dizer que, não é necessário adaptar a casa para uma criança canhota, como trocar o corrimão das escadas, tomadas, ou fechadura das portas.

Os canhotos são mais inteligentes?

Em pessoas destras, o lado esquerdo do cérebro usualmente fica responsável pela fala e pela linguagem, enquanto o lado direito controla as emoções, no canhoto ao contrário.Uma pesquisa aponta que, os canhotos têm mais memória devido as redes de neurônios que se comunicam entre as duas partes do cérebro ser maior se,comparado a uma pessoa destra.

Outra vantagem está na possibilidade do canhoto ser ambidestro, como a função sobre a parte direita do cérebro não está sobrecarregada, o canhoto tem esta facilidade.

O canhoto aprenderá a cumprimentar com a mão direita, a fazer o sinal da cruz também (se for religioso) e descobrirá que, levantar com o pé esquerdo de manhã, não é a causa do mal humor.

Se eu sou canhoto meu filho também será?

Existem estudos que, se apóiam na teoria da possibilidade de pais canhotos terem o dobro de chances de gerarem filhos canhotos, porém não passavam de pesquisas superficiais, já que o que se sabia era a partir da observação e comparação.

Atualmente foi conduzida uma pesquisa por um time da Universidade de Oxford, segundo informou a rede britânica BBC, que indica o gene do canhotismo.

O gene, chamado LRRTM1, parece estar ligado a designar partes do cérebro que controlam cada uma das funções específicas pelas quais ele responde.

Para saber mais sobre o canhotismo, eu indico o livro:

É melhor ser Destro ou Canhoto?

Escrito por Vanderlei Danielski.

A coleção, composta de pequenos volumes, apresenta aspectos da vida da criança: suas dificuldades, angústias e desafios.
Cada livro está esquematizado em forma de perguntas e respostas.
A linguagem é bem simples, em formato de questões e perguntas.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

13 thoughts on “Criança canhota

  1. Darcy Mendes says:

    Na minha concepção os canhotos são pessoas muito especiais. Apesar das dificuldades encontradas no dia-a-dia. Pois ainda hoje, praticamente tudo é feito pensando apenas nos destros. Os canhotos se destacam, principalmente nas artes. São tantos canhotos famosos que não daria para enumerar aqui.

    Abraços e bom final de semana.

  2. Ropiva says:

    Agora fica a pergunta: você é canhota? 🙂

    Eu sou destro, meu pai é destro e meu irmão é canhoto. Somos filhos de mães diferentes, mas ambas são destras.

    Beijão

  3. joselito bortolotto says:

    Destro, canhoto, dois lados da vidas colocados lado a lado. Como você disse ja houve o tempo que isto era um “defeito” enorme e as pessoas deviam se “adaptar” ao mundo dos normais. Aliás tudo é mais ou menos assim. Tirando este lado do preconceito a ciência desenvolve estudos sérios sobre o assunto e destaca que realmente existem algumas diferenças significativas.

  4. Juan Trasmonte says:

    Telminha,
    Eu já fui uma criança canhota!
    E embora não sou tão velho assim, já ouvi alguma vez perguntas do tipo: “E você não experimentou escrever com a mão direita?”
    Pra gente não é simples, o mundo é feito para destros e a gente vai naturalmente pro lado contrário. As vezes eu tenho que parar pra pensar para que lado ajusta um parafuso. Em Nova Iorque tem uma loja com artigos só pra canhotos. Lá tem calculadora, tesoura, etc
    É meu sonho de consumo rsss
    Ótima matéria
    beijos

  5. Regina Bolico says:

    O meu irmão mais velho era canhoto e foi obrigado pela professora na 1ª série a se tornar destro. Felizmente, hoje não se faz mais isso.
    Um abraço.

  6. Catarino says:

    Realmente os canhotos eram mal vistos no passado. Eu tenho um colega que é canhoto, mas escreve com as duas mãos, seus pais obrigaram ele a aprender a escrever com a mão direita antes de ir para a escola para não saberem que era canhoto.
    Hoje não se vê mais esse preconceito, há somente a dificuldade devido a padronização para os destros.

  7. misteriosa says:

    quando eu estudava, eu adorava uma professora que era canhota, quando ela escrevia no quadro ela, ao contrário das demais não ficava na frente do que ela escrevia era vantagem pra mim que escrevo rápido e eu terminava junto com ela. agora sou professora e destra, não possuo a mesma habilidade, ser canhoto é o máximo.

  8. The Pyrographer says:

    O controle da mão esquerda no meu caso foi opcional. Sou ambidestro. Trabalho igual com as duas mãos. São sensações diferentes, mas tenho controle e coordenação motora fina de ambas as mãos… Tudo é questão de treino…

  9. marcelorpg56 says:

    sou canhoto (nem penso em aprender a escrever com a mão direita), só sei usar o mouse com a mão direita, na hora do almoço ou jantar só uso a mão esquerda, no futebol chuto com o pé direito enfim, uma mistura de tudo.

    E acho que isso me possibilitou uma vantagem na minha questão intelectual, meu QI está acima da média mundial, e apesar de sempre estudar em escola pública, passei em Medicina na UNICAMP em 8º lugar.

    até mais. 🙂

  10. Yara says:

    Olá, tenho 14 anos e ja sofri muito com o preconceito mtas pessoas me falavam que eu era anormal criticam até hj minha mãe por "deixar eu ser canhota" a sociedade não, está preparada para nenhum canhoto pelo contrário somos nós canhotos que temos que nos adaptar ao mundo dos destros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *