Como evitar afogamentos



Quem tem filhos pequenos deve ter atenção redobrada na praia ou piscina, e saber como evitar afogamentos com medidas simples. Verão é sinônimo de sol, calor, férias, churrasco e.  praia! Mas é bom lembrar que a única profissão que não tira férias nunca, é aquela que ocupa o cargo de pai e mãe de família. Nossas responsabilidades com a segurança e o bem estar de nossos filhos nos acompanham por toda a vida, e um descuido, pode gerar perdas irreparáveis. Siga algumas dicas que podem tornar o passeio de férias na praia mais seguro e tranquilo para toda a família.

Como evitar afogamentos

Para que a viagem à praia e a alegria das férias sejam garantidas, acompanhe algumas dicas dos bombeiros:

evitar afogamentos

  • Nade apenas em áreas supervisionadas por salva-vidas; Consulte o salva-vidas para saber as condições para o banho e para o surf, antes de entrar na água;
  • Fale com o salva-vidas apenas o indispensável, a praia é seu local de trabalho.
  • Respeite a indicação das bandeiras de sinalização e avisos do salva-vidas. Ele é um profissional que foi treinado e conhece o local de banho adequado a sua segurança.
  • Nade sempre em companhia de outras pessoas; Não superestime sua capacidade como nadador, saindo para longe da praia ou das margens. 46.6% das mortes por afogamento são de pessoas que sabem nadar.
  • Objetos flutuantes, como pranchas , ou bóias, não substituem falta de conhecimento, de habilidade e de preparo físico para natação;
  • Nade em locais afastados da região onde o rio deságua no mar, de pilares de plataformas de pesca, pontes e ancoradouros;
  • Mergulhe somente em águas que você já conhece. Antes de mergulhar no mar certifique-se da profundidade;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar;
  • Se você ingressar em uma corrente marinha e não conseguir sair dela, chame por socorro; Para sair de uma corrente marinha o correto é nadar diagonalmente ao sentido dela e em direção à praia.
  • Nade paralelo à praia ou às margens onde o acesso para socorro seja fácil;
  • Ao escolher um barco para passear, pergunte ao responsável se há colete salva-vidas para todos os passageiros.
  • Durante os passeios de barco, use sempre o colete salva-vidas;

 Afogamento infantil aumenta nas férias

O afogamento é a primeira causa de morte infantil, entre crianças com idade de 1 a 14 anos. Os acidentes podem acontecer no banho, na brincadeira da piscina, ou na ousadia de quem enfrenta o mar. Essas são algumas das inúmeras causas dos acidentes por afogamento que podem levar uma criança a óbito em poucos minutos.

Nas férias e feriados, o número de afogamentos aumenta, já que as crianças passam mais tempo livre em casa, onde muitos pais acham que estão seguras.

Apenas 2,5 cm de água dentro de baldes, vasos, piscinas infantis são suficientes para afogar uma criança.

Fique atento e boas férias.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “Como evitar afogamentos

  1. André says:

    a minha maneira é a mais acertada.
    banho de chuveiro ou banheira e praia para passear/nada de nadar – nadar é para nadador ou surfista e nao “turista”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *