Os cuidados com a pele devem começar cedo. Desde que somos fecundados passamos a envelhecer, isso é o que todo mundo sabe…o que pouca gente sabe ou aplica na própria vida, são certos cuidados que devemos ter com a pele. Nosso maior inimigo quando o assunto é pele, é a radiação solar, que além de provocar o envelhecimento precoce da pele, também causa manchas.
Os primeiros cuidados com a pele
Quando o ser-humano nasce, tem a pele viçosa e saudável. No bebê, o colágeno é fino, por isso a pele é suave, pálida e muito vulnerável. A criança nunca tomou sol e as células pigmentares do organismo produzem pouca melanina. É nesta fase da vida que devemos começar a evitar o envelhecimento, visto que os efeitos dos raios solares sobre a pele humana são cumulativos.
Na primeira infância, o recomendável é um período curto de sol diariamente, até 10h da manhã.É um período em que qualquer variação na pele é ainda tratada pelo pediatra, que deve auxiliar a como proteger a pele das crianças do sol.
De qualquer forma, até os dez anos, e ao longo de toda a vida, é recomendável o uso diário de protetor solar. Nesta fase, é adequado um FPS (fator de proteção solar) número 15. Mas o uso de fotoprotetores deve começar e jamais ser interrompido, a partir dos seis anos de idade da criança.
É importante saber que após os 25 anos o uso tópico de produtos adequados à pele é imprescindível para a boa aparência nos anos seguintes.
Acnes ou espinhas
Para previnir espinhas na pele, é ideal que se lave o rosto diariamente, com o sabonete adequado ao seu tipo de pele. Esse cuidado evita o acúmulo de oleosidade sobre a pele do rosto e ameniza inflamações, conhecidas como acnes ou espinhas.
Essas inflamações costumam deixar manchas na pele, diferente das manchas durante a gravidez, mas são manchas que nescessitam de tratamento.
As primeiras rugas
A primeiras linhas de expressão surgirão como rugas a partir dos trinta anos de idade, principalmente em pessoas que não fizeram uso de protetor solar e abusaram da radiação do sol, ou mantém hábitos como bebida alcoólica e cigarro. Com a perda de elasticidade a partir desta fase, a pele fica flácida e com pouco viço.
Alguns tratamentos para a pele auxiliam no retardamento das rugas, leia mais sobre o tema em “Conheça alguns tratamentos anti rugas“.
Como tratar a pele após os cinquenta…
Nessa fase, o envelhecimento não é apenas da pele. O paciente já perdeu tecido ósseo, gordura, houve degeneração do colágeno, perda de elasticidade, perda de água nas células, entre outras sequelas da idade. Fica a critério do dermatologista, a partir de avaliação minuciosa das características do paciente, levando em conta vantagens e desvantagens de cada procedimento, muitas vezes optando pela cirurgia plástica, dependendo de cada caso.
É … por mais cruel que seja, envelhecemos. Cada um a sua maneira, com mais ou menos rugas … não importa.Mas se vamos envelhecer, que sejamos saudáveis, nos protegendo da ação do sol ainda enquanto bebês, e durante toda a vida.