Os pacientes que sofrem de algum tipo de distúrbio alimentar apresentam sintomas típicos de tristeza e descontentamento que com o tempo passam a ser angustiantes a ponto de causar perturbações psicológicas. São sintomas difíceis de serem diagnosticados pois possuem semelhanças com a fase típica da adolescência, por isso é muito importante ficar atento aos sinais e aos sintomas de distúrbios que geralmente se tornam casos clínicos psiquiátricos graves.
Geralmente existem fatores que podem determinar o surgimento desses distúrbios, como morte na família, separação, acidente com traumas profundos entre outros. Conheça os tipos de distúrbios alimentares identificados e entenda um pouco mais sobre cada um deles:
Tipos de distúrbios alimentares:
Anorexia : A Anorexia é definida como o tipo de doença mais fatal já diagnosticado entre os distúrbios alimentares, pois além de ser um transtorno psiquiátrico difícil de ser tratado, a pessoa com anorexia se encontra num estado bastante debilitado. OS primeiros sinais da doença são:
- Perda de peso excessivo;
- Queda de cabelo;
- Queda dos dentes;
- Problemas hormonais;
- Problemas cardíacos e;
- Propensão à infecções.
Bulimia : Nem sempre a pessoa que sofre de Bulimia sofrerá de Anorexia. A Bulimia jé caracterizada por episódios de vômito induzido, uso de laxantes e purgantes.Diferentemente do Anoréxico, a pessoa com Bulimia costuma comer excessivamente e logo em seguida ser acometido por um inevitável sentimento de culpa, que o faz sentir a necessidade de se livrar imediatamente do alimento ingerido. Outra forma de compensação é se submeter a longas horas de exercícios físicos.
Entre os fatores desencadeantes deste tipo de distúrbio está a necessidade de suprir uma carência que pode tanto ser afetiva como pode ser física e alimentar. Ocorre em episódios em que a pessoa sente a necessidade intensa de se proporcionar prazer, alívio, ou, compensação por praticar algum tipo de dieta rígida.
Distúrbio do Comer Compulsivo: A pessoa que come compulsivamente sofre das mesmas necessidades que a pessoa com Bulimia. No momento em que a doença age, a pessoa preocupa-se em comer até se empanturrar com alimentos tidos como “proibidos” ou a muito tempo evitados. No entanto, não sente a necessidade de induzir o vômito.
Essas pessoas apresentam obesidade que pode se tornar grave se não for tratada adequadamente.
Níveis de comportamento de pessoas com Distúrbios alimentares
- Comportamento Alimentar: Sentem a necessidade de preencher um vazio psicológico facilmente confundido com fome.
- Pensamento: Sentem dificuldade em identificar sinais de fome, desenvolvem depressão e descontentamento físico referente ao próprio corpo.
- Relações Sociais: Apresentam dificuldade de relacionamento, estão sempre na defensiva e se isolam.