DST Pelviperitonite é um tipo de doença que em cerca de 90% dos casos esta é causada pela infecção de clamídia ou gonococo.Apenas em situações muito raras, é que esse tipo de DST pode se desenvolver da decorrência de outras doenças como a tuberculose por exemplo.Pode ser contraída pela pessoa que mantém uma vida sexualmente ativa com vários parceiros, e ocorre geralmente com pessoas dos 20 aos 30 anos, devido a grande atividade sexual nesta fase.
Sintomas da DST Pelviperitonite
Seus sintomas são:
- Dor intensa no baixo ventre e durante a relação sexual;
- Alteração no ciclo menstrual;
- Corrimento com pus;
- Febre e mal estar.
Muitas vezes um toque no útero por exame médico, pode causar sangramento durante o exame clínico ginecológico e dor durante apalpação do abdômen.
Como diagnosticar a DST Pelviperitonite
Um exame clínico pode levar o médico a exigir exames de sangue, exame do muco genital para avaliação microbiológica, ultrassonografia pélvica, radiografia simples do abdômen, laparoscopia, urinocultura, avaliação do endométrio e teste de gravidez, para descartar uma gravidez ectópica.
Consequências da DST Pelviperitonite
É uma doença inflamatória séria, que pode levar a infertilidade, e deve ser tratada com antibióticos.Além deste fator é muito comum a mulher que contraiu a doença, sofrer com uma gravidez ectópica, ou seja, quando o embrião se localiza e se desenvolve nas trompas de Falópio.
Tratamento da DST Pelviperitonite
Se o médico achar necessário, pode se recomendar uma intervenção cirúrgica, mas em casos menos graves a paciente deverá ser medicada com antibióticos, repouso e hidratação, além de analgésicos e antitérmicos.Para se prevenir use sempre preservativos.
Esta consulta foi comentada pela Dr. Lucila na revista Nova de Outubro de 2008.