Uma boa esfoliação corporal renova, e potencializa a ação do hidratante e até do filtro solar, garantindo um bronzeado uniforme, luminosidade e maciez à pele. Melhor ainda se os produtos forem perfumados e recheados de vitaminas.É importante saber que mesmo quando tratamos de esfoliantes, é preciso identificar o seu tipo de pele para usar o produto correto. Feito a escolha adequada você poderá esfoliar o corpo duas vezes por semana, embaixo do chuveiro, com movimentos circulares e delicados, e um pouco mais vigorosos nos cotovelos, joelhos e calcanhares.
Você pode utilizar o esfoliante corporal antes da limpeza de pele, máscara caseira, ou banho de imersão, muito comum nos tratamentos que incluem os benefícios do vinho tinto para a saúde e beleza.
A fisioterapeuta Andréa Biolcati, diretora da escola de Terapia da Beleza, da Universidade Anhembi Morumbi, em SP, dá a dica em uma das edições da revista Claudia:” O ideal é usar o esfoliante no chuveiro, de preferência um dia antes da depilação, para remover as células mortas e ajudar a desencravar os pêlos.”
Esfoliantes caseiros:
- Para as mãos e pés ressecados você poderá utilizar o pó de café que será descartado pela manhã.Não deixa cheiro, e seus grãos liberam uma oleosidade natural, não agressiva que deixa a pele delicada.
- Para calcanhares, joelhos e cotovelos, utilize uma mistura simples de sal e mel.Esfregue vigorosamente durante o banho.A mesma mistura pode se estender a pernas mãos e braços, em caso de pele seca.
- Para o rosto ressecado, mel com aveia, fubá ou açúcar.Faça movimentos circulares e deixe o produto agir por alguns minutos.Ideal para peles negras, que são mais firmes e menos oleosas.
- Para a pele oleosa, dê preferência ao adstringente.Uma mistura de sal, mel e gotinhas de limão, que poderão ser substituídas por sementes de maracujá trituradas, são uma boa pedida, para regular a oleosidade da pele. Mas lembre – se de não sair ao sol após o uso do limão, ou acabará com a pele manchada.
Cuidados após a esfoliação:
Após a esfoliação, use um creme hidratante de acordo com a sua pele, e filtro solar sempre.
Consulte um dermatologista para prevenir espinhas na pele, manchas, ou câncer de pele.Este profissional também poderá identificar o seu tipo de pele e lhe indicar cremes apropriados para a reparação de imperfeições.