Conheça os sintomas e tratamento da tireoide e viva melhor com saúde. A tireoide é uma glândula que libera hormônios com a função de regular o crescimento, digestão e metabolismo.Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso o que se denomina hipertireoidismo.
O que causa o hipertiroidismo?
O aumento do volume da glândula leva a produção excessiva dos hormônios e pode ser uma das causas do problema, ou ainda tumores da glândula tireoide da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários, a inflamação da tireóide resultante de uma infecção viral ou outra inflamação, a ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireóideo e a ingestão excessiva de iodo (sal).
Várias substâncias com altas concentrações de iodo, tais como comprimidos de alga, alguns expectorantes e amiodarona (medicação utilizada no tratamento de arritmias cardíacas) podem, ocasionalmente, causar hipertireoidismo.
Essa complicação pode ser grave e levar o paciente a morte.
A tireoide é uma glândula que libera hormônios com a função de regular o crescimento, digestão e metabolismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso o que se denomina hipertireoidismo.
Sintomas do hipertiroidismo:
- taquicardia,
- perda de apetite,
- fraqueza,
- perda de peso importante,
- sonolência,
- nervosismo, ansiedade e inquietação,
- intolerância ao calor,
- sudorese aumentada,
- papo,
- sede excessiva,
- vermelhidão na pele,
- fadiga e cãibras musculares,
- queda de cabelo,
- dor nos ossos,
- tremor nas mãos,
- evacuações freqüentes, e
- irregularidades menstruais.
Tratamento do hipertiroidismo
O tratamento do hipertiroidismo pode ser tanto hormonal como através da causa da doença.Em alguns casos é utilizado o iodo radiativo, como em pacientes com bócio difuso tóxico, tratamento que irá destruir o tecido tireoidiano com excesso de funcionamento.
Caso não haja a normalização de funcionamento da tireóide, o paciente pode receber um medicamento que bloqueia a ação destes hormônios (beta-bloqueador: propanolol) com o que haverá uma melhora significativa dos sintomas.
A retirada cirúrgica da tireóide para tratar hipertireoidismo ou tumor, também é uma das opções de tratamento.
O paciente passará então, a ser monitorado, já que devido ao tratamento pode haver o sintoma de hipotireodismo, como complicação.
O que é hipotireoidismo?
O hipotireoidismo causa a deficiência dos hormônios da tireoide.
Os sintomas são lentidão mental e física.
Quais as causas do hipotireoidismo?
Esta doença atinge principalmente pessoas de 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireóide e exposição prolongada a radiação, por tratamento do hipertireoidismo.
Quais são os sintomas do hipotireoidismo?
As pessoas que sofrem de hipotireoidismo geralmente sentem os seguintes sintomas:
- fraqueza e cansaço,
- intolerância ao frio,
- intestino preso,
- ganho de peso,
- depressão,
- dor muscular e nas articulações,
- unhas finas e quebradiças,
- enfraquecimento do cabelo,
- palidez.
Tratamento do hipotiroidismo
O tratamento do hipotireoidismo visa repor a deficiência de hormônio da tireoide através do medicamento levotiroxina, de uso mais frequente.
O paciente deverá ser seguido por toda a vida, mesmo se os sintomas desaparecerem, pois são freqüentes as recaídas com a interrupção do medicamento.
É recomendada a avaliação laboratorial de rotina na população em geral, mesmo na ausência dos sintomas.
este assunto muito me interessa…
sou uma paciente de hipertireoidismo auto imune que se transformou, de uma hora para outra em hipotireoidismo…faço tratamento e estou consegundo controlar……
muher sofre!!!!!!!!!! rsrsrsrs
excelente artigo ,bem excalarecedor
Eu costumo ler sobre isso, tenho amigos/as qeu de repente descobriram ter algum problema realcionado. Muitas vezes, medicamentos melhoram a situação.
gostei da materia, pois descobri a poucis dias que estou com inicio detireoide… é bom estar informada