Mãe é mãe, e nos preocupamos ao menor sofrimento de nossos filhos. Mas como saber quando ligar para o médico, sem que nos pareçamos desesperadas demais? Selecionamos algumas dicas que podem ajudar os pais a tomar esta decisão:
Febre
- É comum nossos filhos sentirem febre após tomar alguma vacina, principalmente recém nascidos, que estão na fase de serem imunizados contra as doenças. Faça compressas com água fria na região da aplicação da vacina, e dê o analgésico de costume.
- Temperatura acima de 38°, é considerada febre baixa, mas como o sistema imunológico do bebê ainda não está maduro, é bom ligar para o médico e saber quais providências tomar.
- Se a febre incomodar durante a madrugada, leve o bebê ao pronto socorro.Assim que as medidas de emergência forem tomadas, consulte o pediatra.
- Se além da febre a criança apresentar pintinhas vermelhas sobre o corpo, não exite, procure um médico imediatamente.
Tosse
Doenças respiratórias provenientes de alergia a fungos, fumaça de cigarro, ou tempo seco, são comuns entre bebês. Se há casos de bronquite na família é provável que o bebê tenha mais facilidade para contrair a doença. Não espere para procurar um médico, a tosse em bebês precisa ser rapidamente diagnosticada e tratada.
Disponha de vaporizadores e inaladores, para tratar melhor em casa.
Vômitos
O vômito pode indicar desde uma ação bacteriana, uma simples intoxicação alimentar a uma doença congênita. O bebê que vomita e não consegue se alimentar durante o dia, deverá se consultar com o pediatra, caso seja preciso será tratado com soro. O pediatra também poderá realizar maiores exames e tranquilizar os pais com resultados mais específicos e claros.
Quedas
Fique atento caso o bebê caia ou bata a cabeça com força. Não é aconselhável que o bebê durma após uma queda dura, este cuidado serve para que possamos observar seu estado de recuperação.
Fique atento a sinais de sangramento incessantes, desmaios, possíveis convulsões, e vômitos, até uma hora depois do acidente. Para evitar um “galo” roxo na cabeça da criança, pressione pedras de gelo envoltas em uma fralda de pano.
Gripe ou resfriado
A gripe ou resfriado vêm acompanhadas de tosse, espirro, catarro, dores no corpo (quando a criança não para de se espreguiçar e chora), dor de cabeça e febre. Nestes casos o médico precisará avaliar o estado da criança para poder receitar medicamentos simples como uma vitamina C, e analgésicos.
Mesmo que o caso não seja grave, o bebê não poderá ser medicado sem receita médica. Se você já está acostumada a utilizar um analgésico receitado pelo médico, poderá administra – lo para aliviar o mal estar. Mesmo assim consulte um médico para maiores avaliações.
Olá Teka!!
Parabéns pelo blog!!!!
Tive a felicidade de encontra-la, fazendo uma pesquisa sobre Florais para depressão, pois tenho um blog sobre depressão pós-parto!!!
Estive lendo algumas postagens e gostei muito!!!!
Obrigada…
Julien.
http://www.depreposparto.blogspot.com
Já me tornei sua seguidora!!!
Olá Julien!Seja bem vinda sempre!
Visitarei o seu blog!
Beijo!