Dicas de preparo para a merenda escolar



Com a volta às aulas uma de nossas preocupações deverá ser com a alimentação escolar.Apesar de sabermos que, devemos preparar uma lancheira saudável e ao mesmo tempo saborosa como merenda escolar para nossos filhos, esta é uma missão quase impossível para a maioria dos pais.Infelizmente nem todas as famílias têm o hábito de se alimentar com saúde em casa, o que diminui muito as chances da criança aceitar uma merenda escolar saudável.

Sendo assim, a família deverá passar por uma reeducação alimentar, estimulando a criança a experimentar alimentos saudáveis e saborosos, como frutas, verduras, sucos naturais e carnes magras, em todas as refeições do dia.Se os pais se alimentam de forma equilibrada, estimulam os filhos a se alimentarem da mesma forma.

Algumas dicas saudáveis são práticas e rápidas como,  complementar o almoço de sempre com cenoura e beterraba ralada e cruas, misture esses legumes à uma salada de frango com batatas e azeite, se todos os ingredientes estiverem bem picadinhos, a criança mal perceberá  a novidade.A cenoura ralada ou a beterraba, também  acompanham bem os lanches frios com queijo, tipo branco e ricota, para ficar mais gostoso ainda, complemente o lanche com azeite e uma fatia de peito de peru.

Para estimular o apetite pelo lanchinho saudável,  peça a ajuda da criança para o preparo.

Na frente da TV, enquanto assistem seus programas favoritos, ao invés da pipoca e salgadinho, traga-lhes uma maçã ou pêra.Não ofereça presenteie, presentes são mais difíceis de serem negados.

Frutas, sucos e yogurtes

A fruta substitui o suco nos dias em que a criança levar o achocolatado ou yogurte, como acompanhamento do lanchinho do dia.Uma dica é preparar o suco de garrafinha (polpa concentrada) na hora, e ainda gelado vedar bem, para manter os nutrientes da fruta.A garrafinha do suco não deverá ser a mesma do achocolatado!

A fruta mais prática para o preparo da lancheira é a banana prata, sempre uma boa pedida para o lanche das crianças, é o tipo de fruta que toda criança gosta e vai bem com o sorvete ou mel com aveia de manhã.A banana é higiênica por sua casca possibilitar que a fruta não entre em contato com o ambiente, e ainda se mantenha fresca e protegida.O ideal é que se mantenha o cabo na hora de retirá-la da penca, para que a pontinah não fique escura.

Biscoitos, bolachas, pães e bolos

As bolachas recheadas devem ser evitadas por conter uma quantidade extrema de gordura em seus recheios.Dê preferência a bolachas de leite, nata, ou aveia com mel.Os pães e bolos devem ser consumidos sem cobertura ou recheio, além de evitar uma lambança durante a merenda, evita – se que a criança consuma uma quantidade de açúcar desnecessária para o organismo.

Educação alimentar sem tirania

Todas essas dicas devem ser aplicadas de forma que a criança não se sinta pressionada ou obrigada a cumprir uma regra.No início o estímulo poderá acontecer na base da troca. Troca-se o suco de caixinha por um suco natural ou fruta, mas se mantém a bolacha recheada, ou o bolo recheado; permita o salgado “assado” da cantina, mas ao invés do refrigerante sugira um suco natural; no lugar da “coxinha” gordurosa, ofereça um sanduíche natural, e aprove o refrigerante, e assim por diante, até que a criança se habitue à nova alimentação e passe a consumir os alimentos mais saudáveis sem frescura.

Esse mesmo procedimento poderá ser aplicado em casa, a mudança de hábito não precisa ser de forma brusca.Ao menos um dia da semana permita que a criança tenha o direito de escolher a própria merenda escolar.

Negocie e ofereça sempre, é um trabalho que exige paciência mas traz satisfação.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

4 thoughts on “Dicas de preparo para a merenda escolar

  1. MARIA COSTA says:

    Oii Teka

    Que legal essas dicas, parabens, espero que a maioria das mães sigam essas instruções para as crianças tambem na escola ter uma refeição saudavel.
    Bjs

  2. Max Martins says:

    Muito boas as dicas, Teka!
    O maior problema reside na questão dos hábitos alimentares em família.
    A criança que se cresce e se desenvolve num lar onde a alimentação é saudável não passa por essa transição alimentar.
    Muitas vezes, os pais querem obrigar a criança a comer o que eles próprios não comem.
    "As palavras convencem, mas os exemplos arrastam."
    Muito legal o seu blog.
    Parabéns!
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *