Nem tudo o que é bom faz mal.Os chocolates e suas variações mereciam destaque digno de um alimento dos deuses, tanto pelo sabor e satisfação inigualáveis quanto por seus benefícios.Em seus componentes podemos nos suprir de vitaminas, minerais, magnésio e ácido oléico.O ácido oléico é encontrado no cacau e ajuda o corpo a controlar os triglicérides, ou gorduras, incentivando a produção do colesterol bom, ou HDL.
O coração também é beneficiado pelo chocolate, uma substância conhecida como teobromina, age no sistema nervoso e muscular previnindo a hipertensão arterial.
Mas é bom conhecermos os chocolates que mais contribuem com a nossa saúde, antes de sairmos exagerando na dose.Dentre os chocolates mais consumidos estão, o chocolate ao leite, o chocolate amargo, e o chocolate branco, conheça os nutrientes que os compoem:
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite deve ser consumido moderamente devido a quantidade de gorduras saturadas que esta variação do cacau contém por conta do acréscimo do leite.Suas calorias também são potencializadas pelo açúcar.
É ideal que se alimente desse tipo de chocolate de maneira regulada, o excesso do doce ainda pode provocar, diarréia, enxaqueca, e irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
Uma barra de 100g de chocolate ao leite equivale a 556 calorias.
Chocolate branco
Na composição do chocolate branco temos a manteiga de cacau e leite em pó.Ainda que seus ingredientes não sejam os mesmos do chocolate ao leite, seus efeitos nocivos à saude ainda são os mesmos, se ingeridos em abundância.
Uma barra de 100g desse tipo de doce tem 550 calorias.
Chocolate amargo
O chocolate amargo é o mais nutritivo entre as variações do doce.Rico em flavonóides e antioxidantes, fazem bem ao coração, retardam o envelhecimento e de quebra oferecem vitaminas A, B, C, D e E em menos calorias.
Mas não se anime, a diferença calórica entre o chocolate amargo e o chocolate ao leite é mínima.
Chocolate diet e light
Para quem sofre de diabetes o ideal é que se sirva de chocolate diet, pois não contém açúcar.No entanto os diets muitas vezes superam o chocolate ao leite na quantidade de gordura e portanto são bastante calóricos.Para quem pretende não engordar o light é a melhor opção, pois a sua composição é ausente de gordura.
O chocolate causa dependência?
Algumas substâncias do chocolate podem causar dependência como a teobromina , cafeína e feniletiamina.Um dependente só consegue se sentir feliz ao consumir o doce, ou ainda passar por momentos depressivos quando não consome chocolate.
Característica comum entre pessoas anciosas e angustiadas.
O chocolate é afrodisíaco?
Pode se dizer que sim se, consumido em momentos românticos, e não se, consumido em momentos de comemoração ou outra ocasião qualquer.A verdade é que o seu consumo estabiliza neurotransmissores que liberam endorfinas e celotoninas responsáveis pela sensação de prazer, mas o efeito não é duradouro.
Oi Teka, será que eu posso colocar esse seu texto, com seu nome nele no meu blog?
Queria alguma coisa que falasse sobre os benefícios do chocolate e achei seu post.
Faço doces para vender e para divulgar montei um blog… passa lá para conhecer: casinhadabruxadoces.blogspot.com. br
beijinhos!