Algumas mulheres têm pré disposição ao desenvolvimento de manchas na pele durante a gravidez, ou uso contínuo da pílula anticoncepcional. Durante a gravidez este problema também é conhecido como cloasma. Para evitar o surgimento do problema, é ideal que haja alguns cuidados ao se expor ao sol, como o uso contínuo de um protetor solar ideal para a sua pele, e chapéus, mesmo durante o inverno.
Mulheres de pele branca, tendem a desenvolver o problema com maior facilidade, e portanto os cuidados deverão ser redobrados.
Tratamento das manchas na pele durante a gravidez
As manchas escuras, ou cloasmas, adquiridas durante a gravidez, deverão desaparecer com o tempo, mas é possível acelerar o processo através de tratamentos como o peeling facial, e cremes despigmentadores para a pele. Alguns tipos de peeling devem ser aplicados no consultório do dermatologista, como o peeling cristal, peeling diamante e o peeling químico, com excessão do peeling natural, que pode ser aplicado em casa.
Os tipos de peeling químicos geralmente não são indicados para mulheres grávidas, somente o dermatologista poderá receitar um tipo de peeling adequado, a não ser que a gestante faça uso do peeling natural. O peeling natural ou caseiro pode ser feito em casa com produtos naturais.
Após o tratamento, o uso do protetor solar deverá ser mantido para que se evite novas manchas na pele.
Causas das manchas na pele
As manchas na pele podem ser causadas por:
- Exposição ao sol;
- Uso contínuo de anticoncepcional em pílulas;
- Pré disposição genética e;
- Influência racial.
As mulheres são as que geralmente apresentam mais problemas com as manchas na pele, mas os homens também podem sofrer com as manchas.