O ciclo menstrual se inicia na puberdade, entre os 10 e 17 anos, fase em que as adolescentes experimentam a menarca, ou como é chamada a primeira menstruação.Mas saber o por quê de haver o ciclo menstrual mensal também é importante, já que a ausência do sintoma, indica gravidez ou problemas hormonais, emocionais, subnutrição, ou outros distúrbios orgânicos.
Por que menstruamos?
O responsável pelo ciclo menstrual é o endométrio, um “tecido” que reveste a parte interna do útero a cada início de ciclo.
Este revestimento se processa a espera do embrião que deverá ali, ser alojado.
O endométrio se desprende do útero uma vez por mês a cada 28 dias, em média, para proteger o corpo da mulher de possíveis micro-organismos que possam se infiltrar com espermatozoides, no momento da ejaculação.
Sendo este, o endométrio, um tecido ricamente vascularizado, ao se desprender do útero a sua forma deverá ser em fluxo sanguíneo.
Este ciclo será cessado caso haja a concepção, ou menopausa.
Tensão pré menstrual:TPM
Para entendermos mais a fundo a questão da tensão pré menstrual, basta que identifiquemos a área do cérebro responsável pelo controle da menstruação e seus respectivos “agentes orgânicos”:
hipotálamo: área do cérebro responsável pelo sistema nervoso.
glândula pituitária: responsável pelo estrogênio, estimulador oficial do endométrio e,
progesterona: que mantém o endométrio e garante a gravidez.
Enquanto esses agentes estão trabalhando na chegada do novo ciclo menstrual, algumas mulheres sofrem com os sintomas de alterações comportamentais que eles podem causar, tais como: retenção de líquido, depressão, angústia, euforia, fadiga, tensão, dores de cabeça, dores musculares e mudança nos hábitos alimentares.
Durante esta fase, as mulheres não dispensam e ainda correm atrás de, doces e refrigerantes.
Por isso, costuma – se aconselhar Florais de Bach para tratar a TPM, e maior atenção com a dieta diária, como ingerir menos cafeína e gorduras.