A forma como devemos educar os filhos nunca foi tão debatida. Uma polêmica gira em torno de uma lei, ainda não aprovada no Brasil, sobre a proibição das palmadas na educação dos filhos. Afinal, as palmadas educam os filhos? Os pais que optam pela não palmada, estão conscientizados de que, se deve procurar por meios cada vez menos ofensivos de educação mas, para se obter maior êxito neste sentido, se faz necessário a observação de um especialista no assunto já que, a sensação que temos de que uma criança “amada” será uma criança “amável”, nem sempre é verdadeira.
Como educar os filhos sem as palmadas?
Esta postagem será baseada na opinião médica do Dr. Patrice Huerre, médico-chefe do serviço de psiquiatria da criança e do adolescente de Paris, Didier Pleux, psicólogo clínico e Stéphane Clerget, psiquiatra infantil, em entrevista ao Le Monde. Esperamos auxiliar pais e mães a educar os filhos de maneira consciente. Aproveitem as dicas!
Defina regras
Estabeleça um mural com regras específicas de comportamento e obrigações do dia a dia, neste, deverá haver horários a serem cumpridos como, o horário da alimentação, organização do ambiente, estudos e lazer.
Para os menores de 7 anos, as regras devem ser principalmente em relação às birras,desobediência e desrespeito.
Estabeleça punições coerentes
No momento da tensão, falamos o que não pensamos e, acabamos por estabelecer punições ridículas do tipo: Você ficará um ano sem televisão! …ou, nunca mais vou te deixar andar de bicicleta!
Como você não poderá cumprir com o que ameaçou, será facilmente desmoralizado e perderá o controle.
Para facilitar a sua vida e a compreensão das crianças, estabeleça uma punição no momento em que definir as regras.
Sabendo que, poderão ficar um dia sem video game ou, sem o seu programa favorito, certamente não correrão o risco de infringir às regras novamente.
Antes de pensar em bater…
Ninguém dá palmadas em alguém quando se está calmo.Portanto se, lhe vier o nervosismo, dispense 5 minutos sozinha(o) para respirar e se acalmar.
Não permita que seu filho lhe veja fora de controle.Lembre – se que, os pais são o espelho dos filhos e,precisam estar sempre centrados.As crianças respeitarão e admirarão esta atitude.
Punição eficiente
O tipo de punição eficiente é aquela que, conscientiza a criança do próprio erro.
Limpar a bagunça que ela mesma fez uma, duas ou quantas vezes for necessário, fará com que a criança entenda que precisa parar de bagunçar, acredite, elas são capazes de assimilar isso!
Pedir desculpas é importante mas, a criança precisa entender por que está pedindo desculpas e, só então ela poderá se arrepender do mal feito e não repetirá o erro.
Se a criança começar a chorar sem motivo repreenda com firmeza e, aplique a punição combinada com a criança.Caso a criança chore por não ter a sua vontade atendida, ignore até que se canse, vire as costas e saia de sua presença.Demonstre que tem outras ocupações realmente importantes e, só volte a lhe dar atenção após o fim da choradeira.
Para as crianças acima dos sete anos vale a proibição ao uso do celular, computador ou mesada. Apenas tome cuidado para não acabar proibindo atividades que desenvolvam as crianças como esportes.
Gratifique
Quando a criança aprende a cumprir as regras ela merece uma gratificação, um reconhecimento e elogio. Aproveite esse momento para fortalecer a união da família!
Boa sorte e perseverança na aplicação das regras! Os pais precisam ser bastante disciplinados para que a técnica dê certo.
Teka,
Adorei o seu texto.
Eu nunca precise dar um único tapinhas nas minhas filhas, pois ela sempre souberam me respeitar, e bastava um único olhar para elas entenderem o seu significado.
Adorei!
Bjs.
Rosana.
Oi, Teka!
Gostei muito do texto também.
O único ponto que não concordo muito é com a gratificação. Penso que as crianças que são recompensadas por agir certo tendem a se tornarem adultos que sempre pensarão em recompensa. Agir certo e com ética é uma obrigação da boa educação.
Bjs
Olá amigos
Infelizmente não concordo com a criação de nossos filhos neste momento,antigamente os filhos obedeciam os pais apenas com um olhar,se necessário fosse,rerceberiam as famosas palmadas,hoje,quem é o pai que olha com oçhar de repressão para o filho?os professores aplicavam castigo nos alunos,vai hoje fazer isso?É lamentavel como as nossas crianças se comportam nas escolas.]
Abraços
Não tenho filhos mas gostei mutio do texto. rs
Parabens pelo blog
abraço