Ver os filhos se alimentarem bem na infância, a partir de um cardápio variado e completo de vitaminas, é a tranquilidade de toda mãe mas, não são todas as mães que podem se gabar desse momento que, por muito pouco, pode se tornar uma verdadeira tortura! Recebi alguns e-mails de mães preocupadas com a alimentação dos filhos em casa e separei algumas dicas que podem auxiliar nesta fase, espero que aproveitem bem!
O que fazer para os filhos se alimentarem bem na infância
Fatores que podem prejudicar a alimentação dos filhos na infância
Alguns fatores podem prejudicar a alimentação dos filhos como, stress infantil, depressão infantil, depressão pós parto da mãe ou outros como, a má aceitação da morte de algum familiar, mudança de bairro ou escola, brigas e discussões entre o casal ou na família.
A alimentação do bebê também poderá ser prejudicada com a introdução de uma nova alimentação. A maneira repentina como as papinhas salgadas, são colocadas também pode causar a anorexia infantil.
Os fatores causadores da rejeição alimentar pelos bebês e crianças, variam de família para família e de caso para caso. O acompanhamento de um médico pediatra e uma nutricionista se faz necessário.
Dicas de como estimular a alimentação dos nossos filhos
Primeiro a mãe deve se preocupar em identificar a causa da falta de apetite ou rejeição da criança e resolver o problema com a indicação especializada adequada.Caso não haja nenhum trauma ou doença específica que esteja causando o transtorno alimentar na criança, siga alguns desses estímulos:
- Estipule horários para a alimentação da criança. Se alimentar de três em três horas não mata ou sacrifica ninguém!
- Salgadinhos doces e refrigerantes não são alimentos.
- Não obrigue a criança a comer o que não gosta. Introduza o alimento que é novidade para seu filho com o alimento de fácil aceitação.
A mudança de hábitos deve acontecer aos poucos
A mudança nos hábitos alimentares da criança deve acontecer de pouco em pouco. Se seu filho não come feijão por exemplo, ofereça somente o caldinho a princípio e, assim por diante.
- As crianças podem ser estimuladas a comer alimentos diferentes como frutas, legumes e verduras quando se sentem à vontade para toca-los, sentir o cheiro, e observá-los.
- Permita que seu filho “brinque” com a comida de vez em quando, e providencie para que o ambiente esteja limpo pois, o bebê ou a criança certamente levará o alimento à boca.
- Deixe que escolham o cardápio da merenda escolar uma vez por semana, se fizer questão de uma alimentação mais saudável na maior parte dos dias.
- Não crie um ambiente de pressão, ou desânimo em torno da questão, a criança percebe quando estão dando importância demais a determinados assuntos e sabe aproveitar a situação para chamar ainda mais a atenção. Não façam do momento de comer o maior acontecimento do dia!
- E … Jamais desista nas três primeiras tentativas.
Se você passa por essa dificuldade ou já passou, e tem alguma dica que possa ajudar as mamães que estão nessa situação, divida seu momento conosco!
Opa tekinha, sobre a merenda escolar, mesmo q eu deixe elas escolherem algo para sair da rotina, como bobagens q criança gosta, de jeito nenhum elas vao optar por guloseimas. elas nem curtem chocolate.
E outra, elas nao comem carne vermelha. Ja fiz de tudo para elas apreciarem as carnes, por ordem da pediatra. Pq diz ela q estimula o cerebro (inteligencia). Ja outra me disse que é otimo minhas filhas nao curtirem carnes. Elas sao apreciadoras de legumes, hortaliças e muitas frutas e só curtem PEIXES.
E esse lance de espelho dos pais, é meio dubio, pq eu ADORO CARNES.
Muito interessantes as dicas.
bjos
Muito boa informação, o complicado é na prática.
Abraços forte
MINHA FILHA TEM HOJE QUASE SEIS ANOS DE IDADE, MAS QUANDO ERA MENOR EU USAVA UMA TÉCNICA … FAZIA TODOS OS ALIMENTO FALAREM COM ELA E ATÉ O ESTÔMAGO FALAVA TB, ERA TUDO DE MANEIRA LÚDICA.
eLA ACABAVA COMENDO DE TUDO, POIS ERA LEGAL OS ALIMENTOS PEDIREM PARA SER COMIDOS.
CLARO QUE COM UMA VOZ DIFERENTE DA MINHA E DE FORMA BEM ENGRAÇADA
COMIGO DEU CERTO, BOA SORTE ESPERO QUE AJUDE.
Amei este site. Parabéns!!!!!