A cólica menstrual pode surgir a partir da primeira menstruação. É nesta fase que, nós mulheres, principalmente jovens adolescentes, passamos a sofrer de cólicas menstruais intermináveis, sem falar da tal TPM. Durante uma grande parte de nossas vidas visitamos o purgatório uma vez por mês, e algumas dessas visitas podem ser tão intensas que somos obrigadas a faltar à aula ou ao trabalho, prejudicando até mesmo nosso relacionamento social com a família, amigos e namorado.
Dramática eu!?!? Para algumas mulheres talvez, não são todas que passam por isso, mas este drama se encaixa perfeitamente na vida de mais de 50% delas. Saiba mais sobre cólica menstrual e como amenizar a dor.
Cólica menstrual: Como amenizar a dor
Para amenizar este martírio os especialistas nos oferecem várias dicas como, evitar frituras, gordura, refrigerante, friagem… porém, nem sempre esses cuidados evitam por completo a dor da cólica menstrual, embora auxilie bastante. A cólica menstrual é consequência da contração que o útero faz para eliminar o sangue, portanto quanto maior é fluxo maior pode ser a dor.
Dicas para amenizar a dor da cólica menstrual
- Evite a friagem nos pés e utilize bolsa de água quente para dilatar os vasos e relaxar o músculo.
- Pratique exercícios físicos para liberar endorfina (hormônio do prazer) para esquecer a dor. Este hábito também auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos do útero facilitando a passagem do fluxo. Transpirar também ajuda a eliminar a retenção de líquidos no corpo, muito comum nas mamas e ventre.
- Massagens que melhoram a circulação como a ayurvédica, tuiná, o shiatsu e a reflexologia são boas pedidas pois também relaxam.
- Pílulas anticoncepcionais com hormônio diminuem o fluxo e amenizam a dor.
- Se nada resolver apele para os analgésicos e anti-inflamatórios peça receita médica, certamente você obterá maior efeito e menos risco de saúde.
Quando procurar um médico para tratar a cólica menstrual
Para tratar os sintomas da cólica menstrual, administre anti-inflamatórios e analgésicos simples mas, se o problema impede que a mulher possa permanecer no trabalho, ou, na escola, e prejudica o convívio social, o melhor a fazer é procurar um médico.
Alguns problemas relacionados com a dor da cólica menstrual como endometriose, só podem ser descobertos através de exames. A endometriose acontece quando o endométrio, tecido de células liberados durante a menstruação, se desenvolve em outras áreas do corpo provocando dor e sangramento.
Os exames realizados pelo médico são:
- Exame clínico pélvico;
- Laparoscopia transvaginal;
- Ultrassom transvaginal.
Outras enfermidades que causam a cólica menstrual
Além da endometriose existem outras enfermidades causadoras da cólica menstrual, tais como:
- Cisto: o cisto é uma enfermidade que cresce nos ovários e pode se romper ocasionando hemorragia e cólica forte.
- Infecção pélvica: Alguns tipos de infecções na pélvis podem ocasionar cólica forte.
- DST: Algumas doenças Sexualmente Transmissíveis podem ser a causa da cólica menstrual
Aproveitem as dicas e melhore a sua vida!
olá guria Telminha
bah eu naum tenhu este problema ainda bem
mas tenhu uma filha q sofre e sofre muito com as tais colicasm a ponto de eu ter q levar ela a fazer tratamento
a primeira coisa q o medico pediu para cortar foi o refrigerante ja q adolecentes naum sabem viver sem eles
bjim guria grande dicas