A alimentação do bebê pode ser iniciada com receitas de papinhas salgadas a partir de seus seis meses de vida, ele poderá se alimentar de todo tipo de alimento saudável, mas quando devo incluir o peixe? É nesta fase do bebê, que o peixe pode começar a ser introduzido em sua alimentação. Na hora da papinha, o tipo de peixe a ser oferecido, deverá ser aquele que a mamãe sabe que não possui espinhos como, o cação e o badejo.
Outros tipos de peixes também podem ser misturados à papinha do bebê, desde que sejam tomados todos os cuidados, até que se tenha absoluta certeza de que não há espinhos presentes no prato.
Como escolher o peixe para o bebê
Outra dica é saber escolher o peixe na hora de comprar, um peixe saudável para o consumo será aquele que possuir olhos e pele brilhantes e firmes, guelras avermelhadas e cheiro comum ao produto. Do mercado o peixe deverá ir direto para a geladeira, até o momento do preparo. Depois de pronto não guarde o peixe por mais de 24 horas, mesmo que refrigerado.
Nutrientes do peixe
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o peixe é fonte de proteínas, ferro, ácidos graxos e ômega 3, essenciais para o bom desenvolvimento do bebê, além de, ser um dos alimentos que aumentam a imunidade da criança e do bebê.
Alimentação balanceada para o bebê
Para fornecer ao bebê uma alimentação balanceada desde cedo, lembre-se de colocar na papinha proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Estes alimentos podem ser identificados como alimentos energéticos, reguladores e construtores:
- Energéticos: São alimentos que fornecem energia para o bebê poder brincar, andar e desenvolver habilidades, como, óleo, manteiga, mel, batata e derivados como mandioquinha, arroz e macarrão.
- Reguladores: Os alimentos reguladores auxiliam o corpo na questão da imunidade. Favorece que o corpo se fortaleça contra gripes e resfriados por exemplo. Esses alimentos fornecem vitaminas do tipo A, B, C, D, e outros além de minerais essenciais e potássio. Esses são as frutas, as verduras.
- Construtores: Os alimentos construtores auxiliam no desenvolvimento e crescimento da criança, são eles todo tipo de carne, peixe, leite, iogurte, ovos, feijão, soja e outros.
É importante variar sempre o cardápio das crianças e dos bebês.