A alergia se caracteriza por reações exageradas do sistema imunológico à determinados tipos de organismos e componentes químicos.Quando as reações alérgicas se desencadeiam por determinados tipos de alimentos, caracteriza-se a alergia alimentar. Sintomas como os da sinusite, rinite, conjuntivite,asma ou bronquite, também podem ser caracterizados como sintomas alérgicos, assim como, picadas de insetos.
Conheça os aspectos que identificam uma reação alérgica e previna-se contra possíveis ataques. Assegure-se de que observou os sintomas corretamente e procure um médico para tratamento adequado.
Alergia alimentar
Entre os principais causadores da alergia alimentar estão 8 tipos de alimentos:
- leite,
- ovos,
- frutos do mar,
- amendoim e castanhas,
- frutas cítricas,
- trigo e soja.
Quais são as pessoas com pré disposição à alergias?
Estima-se que, pessoas com parentes de primeiro grau que sofram de sintomas alérgicos desenvolvam mais chances de se tornarem atópicas.Os meninos estão entre os mais vulneráveis, o risco de um irmão de uma pessoa alérgica desenvolver os sintomas de alergia, é 10 vezes maior quando comparado ao restante da população.
Sintomas comuns da reação alérgica:
- Espirros
- Coriza
- Nariz entupido
- Comichão (olhos, garganta ou no corpo todo)
- Tosse
- Lacrimejação
- Erupções cutâneas
- Inchaço
- Urticárias
- Conjuntivite, faringite, otite, sinusite e
- Falta de ar
Algumas vezes os sintomas podem ser agressivos, causando reação anafilática grave e fatal.
Tratamento da alergia
Portanto se faz importante manter um tratamento que possa minimizar ou evitar os sintomas da alergia. Em alguns casos as alergias são remissíveis. Por volta de 85% das crianças que desenvolveram sintomas alérgicos à determinados alimentos como, leite e ovos, puderam voltar a ingerir esses alimentos normalmente a partir dos 3 ou 5 anos de idade.
Se seu filho apresentar alguns dos sintomas aqui demonstrados converse a respeito com seu médico pediatra o quanto antes.