A é comumente usada para tratar tensões musculares, dores nas articulações, lesões e, como estímulo para a circulação sanguínea. Entre seus benefícios, temos o auxílio ao sistema linfático que, tem por função a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos no corpo. Sua ação é semelhante à ação da drenagem linfática, que ajuda na eliminação da retenção de líquidos.
Na massoterapia, o profissional ainda usa de equipamentos como, aparelhos de vibração e aplicações de calor e frio, promovendo o alívio da dor e revigorando a energia depois de um dia cansativo.Sua função na área da beleza e estética, se destaca no tratamento contra a celulite. Percebeu-se uma melhora no aspecto da pele devido ao estímulo da circulação sanguínea.
Alguns spas e clínicas estéticas utilizam a massagem com a aplicação de cremes específicos ao tratamento da cliente, tornando a massagem estética mais eficiente.
Contraindicação da massoterapia
A massoterapia é contraindicada em certos casos como:
- Doença mental de nível elevado;
- Osteoporose severa;
- Flebite;
- Trombose;
- Câncer e;
- Febre;
O massageador deve analisar o corpo da pessoa em busca de hematomas sinais de hemorragia, feridas, e queimaduras antes de iniciar a massagem.
Tratamento com a massagem
As reações do tratamento com a massagem variam de pessoa para pessoa. Algumas sentem a cabeça levemente pesada, outras sentem necessidade de assoar o nariz, enquanto outras sentem apenas dores musculares comuns ao toque do massagista. Se a massagem servir para livrar o corpo de toxinas, a pessoa também pode sentir a necessidade de ir ao banheiro várias vezes ao dia, sinal de que o tratamento está surtindo efeito.
Os resultados do tratamento com a massoterapia também variam de acordo com a pessoa que está passando pela terapia.