Durante o desenvolvimento das crianças, será inevitável que acidentes simples como bater a cabeça, aconteçam.O importante é não se desesperar e reparar em sintomas como, vômito, desmaio, tontura e palidez.Nesta fase do bebê, a cabeça da criança tende a ser mais pesada que o restante do corpo, o que facilita que acidentes aconteçam, porém, a cabeça do bebê é bastante resistente e maleável à choques e traumas cotidianos e, raramente há casos de traumatismos graves.
No entanto, é comum que hematomas possam surgir como consequência do trauma e formar “galos” na cabeça da criança.Neste caso, a medida recomendada é a aplicação de gelo sobre a parte afetada.Este cuidado evitará que o sangue acumule na área do trauma prevenindo o arroxeamento e, diminuindo o inchaço decorrente do impacto.
A criança pode dormir logo após bater a cabeça?
Sim, a criança poderá dormir logo após o trauma, porém, o mais indicado é que os pais a mantenham acordada para que possam verificar os sintomas decorrentes de uma pancada muito forte na cabeça.
Para a prevenção de acidentes com crianças, os pais devem ficar atentos com móveis e objetos pontiagudos, escadas, tapetes e janelas.