O ácido kójico é formulado a partir de uma substância extraída de um cogumelo japonês. Sua ação é clareadora, e suas propriedades antisépticas impedem a proliferação de fungos e bactérias sobre a pele. O ácido kójico também é recomendado no combate ao envelhecimento e, alguns tipos de peeling químico, ele contém substâncias anti-oxidantes que agem no controle dos radicais livres, e tem o poder de revigorar a saúde e a aparência da pele.
Vantagens do ácido Kójico
Uma das vantagens do ácido kójico em comparação com outros tipos de ácidos clareadores, é não possuir característica fotossensível, isto quer dizer que, a exposição da pele tratada com o ácido kójico ao sol não causa manchas.Mas isto não significa que alguns cuidados como, usar um protetor solar ideal para a sua pele e evitar longas horas de exposição ao sol, devam ser ignorados.Os ácidos têm ação cáustica e podem causar danos à pele quando não administrados corretamente.
Tratamento com ácido Kójico
Um médico dermatologista é o mais indicado para recomendar a porcentagem de ácidos e substâncias necessárias para resolver o seu problema de pele. A partir de uma avaliação detalhada sobre o seu caso, uma fórmula específica deverá ser receitada pelo médico.
O tratamento com base no ácido kójico muitas vezes é demorado, existem ácidos clareadores que são muito mais potentes e estão disponíveis para os mais diversos tratamentos, no entanto, os resultados são satisfatórios. Algumas vezes pode-se perceber uma leve descamação da pele, pois a sua ação é geralmente superficial, mas nada que incomode ou impeça as atividades diárias. Esta descamação ocorre por que a fórmula manipulada com ácidos aplicada sobre a pele, promove uma suave esfoliação da mesma, favorecendo que a pele produza colágeno e se recupere novamente.
Existem no mercado, alguns cremes que trazem o ácido kójico em sua fórmula, como geralmente contém porcentagens mínimas do produto, não há contra indicação de uso, mas é bom ler atentamente as orientações da embalagem.