A Síndrome dos Ovários Policísticos, ou SOP, é uma doença que atinge os ovários e pode dificultar a gravidez da mulher, desregulando a sua ovulação. Os ovários policísticos e seus sintomas podem surgir ainda na adolescência e causar alguns transtornos hormonais. Essa desregulação causada pela SOP, não impede que a mulher engravide, ela apenas dificulta a gravidez, que pode vir a ocorrer normalmente quando a doença é tratada. Ocorre de muitas adolescentes caírem no engano de acreditarem que, por sofrer com a síndrome dos ovários policísticos, não correm o risco de uma gravidez na adolescência, estas deixam de usar os métodos contraceptivos e aumentam as estatísticas de adolescentes grávidas no país.
Quais são os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos?
Durante a adolescência, os sintomas que podem causar dúvidas sobre a SOP são:
- Aumento de pêlos;
- Menstruação desregulada;
- Oleosidade excessiva da pele;
- Acnes ou espinhas de difícil tratamento;
- Queda de cabelo e,
- Obesidade.
A relação da obesidade com a SOP ainda não está bem definida por não sabermos ao certo se, é o aumento de peso que causa o transtorno nos ovários, ou, se é a síndrome que causa a obesidade. No entanto, a característica do peso elevado é presente nos casos de ovários policístos. Ainda deverá ser levado em conta, os registros de mulheres que, ao perder peso tiveram o problema da síndrome nos ovários eliminado.
Entre as mulheres, a principal característica da síndrome, se concentra na dificuldade de engravidar, além de todos os sintomas referentes ao problema.
Como tratar a Síndrome dos Ovários Policísticos?
Se a mulher não pretende engravidar, o médico certamente indicará a administração da pílula anticoncepcional como forma de tratamento. A pílula anticoncepcional ajuda a equilibrar o aumento de pelos a oleosidade da pele, irregularidade menstrual e, cólicas.
Para mulheres que não podem tomar a pílula, o tratamento indicado deverá ser a base da administração de progesterona.
Outras formas de amenizar o problema, é induzir a pessoa a se manter saudável, eliminando alimentos gordurosos e praticando esportes.
Riscos dos ovários policísticos
Os ovários policísticos podem causar resistência à insulina e a síndrome metabólica. Estes sintomas por sua vez, estão relacionados ao risco de doenças como a diabetes, alterações vasculares, hipertensão arterial, e aumento no risco de doenças cardiovasculares.
Como engravidar com ovários policísticos?
O médico avaliará as causas da esterilidade feminina, e poderá receitar como tratamento a indução da ovulação. Esse tratamento deverá ter acompanhamento médico, e não poderá ser realizado como forma de conter a doença.