O peeling mandélico é um tipo de peeling químico. O peeling químico atua com base em ácidos manipulados que agem de forma específica na suavização de rugas, cicatrizes de acnes ou espinhas e, manchas na pele. Para cada tipo de problema na pele, existe um tipo de peeling, entre os tipos mais comuns de peeling temos o peeling natural, peeling cristal,peeling diamante e peeling a laser.
Tratamento
Antes de tratar a pele com o peeling mandélico, o dermatologista deverá indicar um tratamento a base de cremes ácidos esfoliantes suaves, para preparar a pele para a aplicação do peeling. Esta preparação deverá ser feita em casa mesmo, e poderá durar até 3 meses de acordo com a receita médica indicada.
O médico dermatologista deverá diagnosticar o tipo de tratamento ideal para cada caso. No caso do peeling químico a porcentagem de ácido indicada para o tratamento, é que resultará na profundidade que o produto deverá agir, podendo ultrapassar a superfície da pele, atingindo a derme.
O procedimento é mais seguro quando administrado em consultório médico, já que a ação cáustica de determinados ácidos, podem causar manchas e queimaduras sobre a pele.
Indicação do peeling mandélico
O peeling mandélico é mais indicado no tratamento de peles oleosas por conter características antibióticas, ele favorece que a pele deixe de produzir bactérias que infeccionam, gerando as espinhas. O AHA, ou ácido mandélico, pode ser usado no verão, e não possui característica fotossensível, permitindo que o paciente transite sob a luz do sol, com um protetor solar ideal para a sua pele, sem correr o risco de contrair manchas.
Entre seus benefícios devemos ressaltar a sua capacidade de rejuvenescimento celular, que a partir da esfoliação da pele, permite que as células mortas se desprendam de forma que uma nova pele possa renascer. O peeling mandélico também é capaz de agir eficazmente sobre as linhas de expressão e rugas, sendo utilizado como base complementar do peeling a laser.
Sua aplicação é indolor e não causa reações na pele, como irritação ou vermelhidão.