O teste do pezinho é um exame laboratorial que serve para identificar possíveis doenças genéticas, metabólicas ou infecciosas, antes mesmos que algumas delas possam se manisfestar afetando a saúde de nossos bebês.Este procedimento também é conhecido por triagem neonatal, e trata-se de um exame que utiliza gotinhas de sangue obtidas através de um furinho no calcanhar.Para a maioria dos bebês este exame é doloroso, mas também é muito importante, pois só assim poderemos protegê-los de determinadas doenças.
Atualmente o teste do pezinho é realizado em postos de saúde de todo o país, é gratuito e de oferecimento obrigatório, ou seja, todo estabelecimento que represente a saúde pública deve oferecer o teste do pezinho.A mamãe ou o responsável pelo recém nascido, deve levar o bebê para a realização do teste, até o seu sétimo dia de vida.
Teste do pezinho: doenças
As doenças que podem ser identificadas através do teste do pezinho são aquelas que afetam o sistema neuropsicomotor do bebê, prejudicando seu desenvolvimento natural, entre elas estão:
- Fenilcetonúria: Esta doença desfavorece a produção de uma certa enzima capaz de transformar os aminoácidos em tirosina.Este transtorno é capaz de causar um acúmulo de fenilalanina, ou aminoácidos, e pode afetar o cérebro causando danos irreversíveis.
- Galactosemia: É uma doença de causa genética, capaz de provocar deficiência no processamento de açúcar no organismo.O leite deverá ser o principal causador de prejuízos ao fígado, rins, cérebro e olhos de bebês que nascem com este transtorno, estando suscetíveis a sofrer com baixa glicose no sangue, alto índice de glicose na urina e, acidez no sangue.
- Biotionidase: Esta doença, também de causa genética, pode provocar deficiência imunológica, convulsões, fraqueza nos músculos, erupções pelo corpo e, queda de cabelo.O tratamento é feito através de doses de uma substância conhecida como biotina.
- Anemia Falciforme: Este traço genético, não pode ser considerado doença, mas quando diagnosticado necessita de acompanhamento médico. Seus sintomas afetam a hemoglobina, sangue, provocando dores articulares, dores abdominais, infecção pulmonar, e dor nos ossos.
- Glicose 6 – Fosfato de Desidrogenase: Seus sintomas tem ação relacionada à destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, levando o bebê a sofrer de anemia.Este estado é piorado a partir do consumo de certos alimentos ou medicamentos como a aspirina e a fava, entre outros.Através de seu conhecimento precoce, basta que se evite tais substâncias nocivas.
Teste do pezinho ampliado ou teste do pezinho plus
Existem testes do pezinho que são realizados a fim de desvendar doenças como Hipotireoidismo congênito, sífilis, Doença de chagas, Rubéola, Toxoplasmose e até 30 outros tipos de enfermidades congênitas, no entanto, estes testes são caros, e não são oferecidos pelo governo.