A saúde mental pode ser definida pela ausência de alguma doença mental, ou, estado de consciência emocional e social saudável. Com as diversas obrigações que acumulamos durante o dia e, a constante tarefa de controlarmos nossos instintos primitivos, que geralmente surgem quando estamos em estado de estresse e apreensão, a nossa saúde mental pode ficar comprometida, mas como geralmente nos estabilizamos rapidamente, não nos damos conta de que precisamos tratar da manutenção da nossa mente, para a mantermos sempre saudável.
Conscientes dessa necessidade atual, tendo em vista tantos afazeres e preocupações, algumas técnicas terapêuticas podem nos auxiliar na manutenção da nossa saúde mental, proporcionando relaxamento através da manipulação de elementos naturais, massagem holística, ou, estimulando pontos essenciais do nosso corpo com técnicas como as da acupuntura.Associados a estes tratamentos, podemos integrar o Yoga, os florais de Bach e, a meditação. Uma mente cansada e estressada pode causar, além de transtornos psicológicos simples, algumas síndromes como a síndrome do pânico e até depressão.
A saúde mental e a genética
Embora alguns fatores genéticos e físicos estejam relacionados com o surgimento de transtornos que prejudicam a nossa saúde mental, alguns transtornos podem surgir decorrentes de traumas ou mudança brusca na rotina, como a morte de um parente, mudança de cidade ou, qualquer situação que desencadeie insegurança extrema, medo.
A deficiência de determinados nutrientes também podem prejudicar a nossa saúde mental.
Alimentos que fazem bem a nossa saúde mental
Alguns alimentos favorecem a saúde de nossos neurônios. Determinados nutrientes que possuem ação antioxidante como os polifenóis, encontrados nas uvas, nos benefícios do vinho e, nas amoras, favorecem que nosso cérebro permaneça ativo para absorver novas informações com maior eficiência. Além destes, podemos usufruir também, do café, das castanhas, do azeite, dos benefícios do chocolate, da canela, do espinafre e do salmão.
O corpo tem de estar são para a mente estar sã, este é um dos princípios básicos dos ensinamentos mais antigos pertencentes à humanidade, ensinamentos estes, que nos tornariam bem mais saudáveis se associados ao nosso cotidiano.
Exercícios físicos melhoram a saúde mental
Exercitar-se faz bem à saúde. Além de melhorar o condicionamento físico, possibilita que sintomas como depressão e estresse possam ser minimizados, melhorando o humor, a auto estima e, a capacidade motora. A partir de determinada idade, quando a maioria das pessoas tende a se acomodar e o surgimento de doenças como a depressão, são eminentes no indivíduo, a prática de exercícios físicos pode auxiliar no processo de recuperação e manutenção da saúde mental dessas pessoas.
A doutora em Psiquiatria e Saúde Mental, Andréa Camaz Deslandes, comprovou em pesquisa realizada com pacientes depressivos, que houve uma melhora na capacidade funcional e um aumento da atividade cortical, desses pacientes.