Apendicite: sintomas e tratamento

apendicite sintomas



apendicite acontece quando o apêndice infecciona. O apêndice se localiza na região do “ceco”, relacionada a primeira parte que sai do intestino grosso.Nesta região pode se encontrar fezes do tipo semi líquidas, que quando endurecidas podem causar obstrução, ou inflamação do tecido linfático.

Sintomas de apendicite

Quando a apendicite acontece a pessoa sente uma dor intensa na região do abdome, a princípio não conseguem identificar um local para esta dor,  costumam dizer que a dor anda, mas quando o caso se agrava a dor é comumente sentida do lado direito do abdome, além disso é possível que se sinta febre, vômito, e dificuldade em dobrar a perna.

apendicite sintomas

A apendicite também pode se romper, permitindo que o conteúdo em seu interior se espalhe pelo abdome e provoque uma peritonite, exigindo que uma intervenção cirúrgica seja realizada às pressas, e a administração de antibióticos seja imediata após a operação.

Quais exames detectam uma apendicite?

Exames de sangue, Raio X, e exame de urina, são capazes de detectar a presença de inflamação no apêndice. Além destes, uma avaliação médica clínica, com base na observação do profissional, determinará a necessidade de constatar o problema através dos exames citados anteriormente.

Tratamento da apendicite

Não há um tratamento médico a partir da administração de remédios e antibióticos somente, em casos de apendicite o mais recomendável é a cirurgia. Através do processo cirúrgico, o apêndice inflamado é retirado. Apesar da necessidade de anestesia geral, o corte é pequeno, e em casos de não haver complicações, o paciente deverá voltar para casa em apenas 3 ou 4 dias.

A apendicite é mais comum em pessoas de 15 a 50 anos de idade, mas também pode acometer crianças  e idosos.

Prevenção da apendicite

Não existe como se prevenir 100% de uma inflamação no apêndice, mas é recomendável que nos alimentemos de maneira saudável, e de alimentos com fácil digestão, para que as fezes não endureçam em nosso intestino e provoquem a sua lentidão e possível obstrução. Além disso, evite bebidas alcoólicas, café em excesso e alimentos condimentados como salsichas.

 

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

One thought on “Apendicite: sintomas e tratamento

  1. osama says:

    Muito Bom!
    Entendi que não tenho que matar o médico que estar aqui nesse momento querendo cortar a barriga da minha filha. Ela apresenta todos os sintomas e fez todos os exames!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *