Antes de planejarmos ter um bebê, e durante a gestação, devemos tomar certos cuidados para manter o peso e evitar a obesidade na gravidez. A obesidade durante a gravidez pode ser muito perigosa, e acarretar riscos à gestante, além de desconforto e um parto mais complicado do que o normal. Além de todos esses problemas,constatou-se que, filhos de pais obesos têm de 70% a 80% de chances de se tornarem obesos também.
A ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), está divulgando uma campanha para a conscientização dos pais que podem ser considerados obesos, isto por quê, acredita-se que é possível cuidar da alimentação da criança, ainda em fase gestacional.
Quanto uma grávida pode engordar por mês?
O ideal, segundo os médicos, é que a mulher engorde apenas 12 kg por mês durante a gestação.A gestante obesa, poderá sofrer com dores nas pernas, dores nas costas, rompimento prematuro da bolsa, colesterol alto, pré-eclâmpsia, aborto e aumento da pressão arterial.Já o bebê, poderá sofrer com malformações ou, hipoglicemia por conta do excesso de peso adquirido durante a gravidez, isso ocorre em bebês que nascem com o peso acima dos 4kg.
Mulheres obesas que dão a luz a bebês através de parto cesárea, devem ter cuidado redobrado com a cicatrização dos pontos, já que em condições de sobrepeso a cicatrização poderá ser mais demorada.
O que comer durante a gravidez?
Faz bem a mulher grávida que evita frituras e gorduras pensando na boa saúde do bebê.Como não é recomendável que se faça dieta nesse período, a mãe que se alimenta bem na fase gestacional, proporciona ao bebê nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, como legumes, frutas e verduras. Se alimentar de três em três horas, como se faz na dieta da três horas, também é uma dica importante, assim como, seguir a dica da “Não dieta dos franceses“, que ensina que basicamente se come bem, devagar, e em casa, ou seja, nada de fast-foods, ou lanchinhos gordurosos todos os dias na lanchonete da esquina do trabalho, se preciso, leve sempre consigo, marmita de salada em uma embalagem apropriada para alimentos frios ou gelados.
Evite o uso de muito sal na comida, pois ele provoca inchaço e retenção de líquidos, assim como se deve evitar açúcar demais, por ser muito calórico.Já para gestantes diabéticas, é aconselhável a diminuição do adoçante, por que pode causar alterações no feto, principalmente durante os três primeiros meses de gravidez.
Como deve ser a alimentação durante a amamentação do bebê?
Amamentar aumenta a fome, sentimos que nosso corpo precisa urgente de “combustível”, suficiente para suprir a necessidade do bebê, por isso devemos manter o controle e fechar a boca para alimentos pesados e com pouca quantidade de vitaminas. Além desses fatores, deverá ser através do leite materno que o bebê começará a se identificar com os sabores dos alimentos, para que futuramente não seja um bebê enjoadinho, que prefira somente alimentos como doces, salgados de festa, refrigerante e chocolate.
E essa história de que amamentar emagrece ? Bom, na verdade amamentar ajuda o corpo a contrair o útero, para que volte a sua forma anterior, além de auxiliar a mulher a desinchar nos primeiros meses.
Nesta fase beba bastante líquido e faça caminhadas para evitar o sobrepeso.