A prisão de ventre acontece quando mudamos a nossa rotina alimentar, quando estamos estressados e tensos, tomamos determinados tipos de medicamentos, ou, quando estamos sofrendo de uma doença mais grave. Em todos esses casos o intestino poderá ficar mais lento, e causar desconforto, mas essa situação poderá ser ainda mais comum durante a gravidez. A prisão de ventre na gravidez, está presente no histórico da maioria das mulheres em gestação, isto por quê, o intestino trabalha com mais lentidão devido ao aumento de um hormônio chamado progesterona, e, à forma como o intestino é pressionado enquanto a barriga cresce.
Mulheres que já sofriam com a prisão de ventre antes da gravidez, terão chances ainda maiores de passar pelo problema enquanto grávidas.
Certos tipos de metais necessários à saúde como o ferro e o zinco, são substâncias que favorecem a prisão de ventre, e, estão presentes nas vitaminas indicadas para grávidas.Essas vitaminas são essênciais para o bom desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe, portanto não devem ser deixadas de lado por conta do problema, mas é possível equilibrar o mal estar da constipação, mudando hábitos alimentares.
Causas da prisão de ventre na gravidez
- Aumento da pressão sobre o intestino;
- Aumento do hormônio progesterona;
- Administração de nutrientes como ferro e zinco;
- Maus hábitos alimentares.
Alimentos que previnem a prisão de ventre na gestação
Alguns tipos de alimentos como, frutas e cereais, podem auxiliar o intestino preguiçoso a funcionar melhor, no entanto, uma dieta baseada nestes alimentos, precisam ser dosadas com uma boa quantidade de água.No mínimo 8 copos de água por dia é o ideal para evitar o endurecimento das fezes no intestino.
Abuse das saladas cruas regadas com azeite, além de serem uma fonte saudável de nutrientes essenciais na fase da gestação, também podem auxiliar o intestino preguiçoso com suas fibras.
Alimentos que devemos evitar na gravidez
Para não sofrermos com a prisão de ventre na gestação, devemos evitar em excesso, o consumo de pães, bolos, batatas, macarrão, mandioca, e doces do tipo recheados com cremes, que geralmente são engrossados com amido.Estes alimentos são pesados e de difícil digestão, quando ingeridos de forma exagerada podem causar sensação de estufamento e gazes.O ideal é que se coma uma fatia de pão no café da manhã e a tarde, acompanhados por frutas, iogourte, mel, linhaça, e cereais.
Como tratar a prisão de ventre na gravidez
Além de uma alimentação saudável, a mulher grávida que estiver em boas condições para caminhar e praticar exercícios leves como yoga para gestantes, ou exercícios na água, se beneficiarão do processo de eliminação de gazes, o que auxilia na movimentação intestinal.