As flores para casamento começaram a ser utilizadas nas cerimônias, tanto para disfarçar o mal cheiro das pessoas que não tinham o hábito de tomar banho, quanto para espantar o mal olhado e espíritos malditos. Não podiam faltar na composição dos arranjos e no buquê da noiva, ervas aromáticas do tipo alecrim. O simbolismo das flores também tinham significado de fidelidade e fecundidade, e representavam os desejos dos familiares e convidados aos noivos, por isso, eram entregues ramos de ervas ao casal.
Atualmente, as flores para casamento são escolhidas de acordo com o gosto da noiva e a estação do ano, e podem variar de significado de acordo com a região do mundo em que se celebra o casamento. Ao planejar um casamento, descubra o significado de cada flor e a estação do ano em que florescem.
O significado das flores
As flores possuem um significado que varia de acordo com a região ou país. As pessoas costumam associá-las com a ocasião e as cores de cada espécie. Entenda como cada cultura identifica as flores ideais para cada ocasião.
- Colômbia e Chile: Associam as flores amarelas ao desprezo
- Guatemala: Associam as flores brancas aos funerais
- México: Associam as flores roxas ao dia dos mortos e as flores vermelhas à feitiços
- Espanha: Associam o crisântemo e a dália à morte
- Brasil: Associam os cravos aos funerais
- França: Associam os lírios aos funerais.
As flores e a estação
Conheça as flores que estarão mais bonitas e disponíveis no mês do seu casamento:
- Janeiro: Margarida, Angélica, Petúnia e Sempre-Viva
- Fevereiro: Magnólia, Mimosa, Boca de Leão, Sempre-Viva
- Março: Angélica, Cravina, Gipsófila, Margarida, Petúnia
- Abril: Angélica, Clarquia, Papoula, Laços-Espanhóis
- Maio: Angélica, Margarida,Crisântemo,Primavera, Azaleia, Papoula, Petúnia
- Junho: Amor-Perfeito,Azaleia, Primavera, Camélia, Margarida, Crisântemo
- Julho: Amor-Perfeito, Crisântemo, Margarida, Primavera
- Agosto: Amor-Perfeito, Sempre-Viva, Anêmona, Begônia e Verbena
- Setembro: Açucena, Verbena, Anêmona, Begônia, Primavera, Margaridinha, Boca de Leão, Gardênia, Campainha, Miosótis, Sempre-viva
- Outubro: Todas as flores de Setembro mais a Lobélia
- Novembro: Todas as flores do mês de Setembro mais a Hortênsia, Lobélia e Lírio
- Dezembro: Miosótis, Lírio, Verbena, Copo de Leite, Azaleia, Angélica, Amor-Perfeito, Cravina, Petúnia, Papoula, Margaridinha, Lobélia, Sempre-Viva
Dicas de como usar as flores para casamento
Definidos os tipos de flores de acordo com a estação, sugerimos que os arranjos sejam dispostos conforme o horário da cerimônia, sendo assim, arranjos florais naturais, que podem ser usados tanto de manhã como a noite, devem possuir apenas um ou dois tons, evitando arranjos multicoloridos.
Já para casamentos realizados durante a manhã e tarde, as flores do campo são ideais, assim como arranjos com mais de dois tons de flores.
Peça para o florista dois buquês, um para a cerimônia e outro para ser jogado para os convidados. O buquê que deverá ser jogado pode ser mais simples, e menos elaborado. O buquê original da noiva, poderá ser depositado aos pés da virgem, como é o costume de algumas culturas católicas.