Os diuréticos parecem ser milagrosos, eles são muito úteis para tratar doenças cardíacas, doenças renais, bolsa sob os olhos, TPM e sobrepeso. Talvez por isso muitas pessoas que usam os diuréticos não se perguntam sobre seus efeitos prejudiciais, mas eles podem levar à morte e não emagrece! A maioria dessas drogas atuam sobre os rins, e age de forma a eliminar água do organismo, são indicados para o tratamento de problemas renais, pressão alta, e, problemas cardíacos ou hepáticos como cirrose.
Como os diuréticos atuam sobre o nosso organismo?
Ao processar a urina os rins controlam os níveis de água e sal necessários para o bom funcionamento orgânico do nosso corpo. Eles funcionam como um filtro, selecionando elementos que podem ser reaproveitados, como glicose e sais minerais, eliminando a ureia. Os diuréticos impedem que os sais minerais sejam reaproveitados, pois são eles que acumulam água no nosso organismo, sendo assim, eliminamos mais água.
Esse processo é muito útil para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, pois quando o coração não bombeia corretamente, pode haver um acúmulo de água no pulmão chamado edema.Com os diuréticos o excesso de água poderá ser eliminado através da urina.Já para pessoas que sofrem com a pressão alta, a eliminação de água diminuirá a pressão nos vasos sanguíneos, reduzindo seu volume e estabilizando a pressão do paciente.
Diurético para emagrecer
Segundo o professor Alfredo Halpern endocrinologista atuante na faculdade de medicina de São Paulo, quando se perde peso com o uso de diuréticos, significa que você eliminou apenas água e não gordura.O diurético é capaz de fazer a pessoa perder até 1kg ou mais de peso em 24 horas, e depois não perde mais nada.Isto ocorre por que os rins economizam líquido necessário para as funções vitais, e passam a produzir pouca quantidade de urina para ser descartada.
Diurético para a TPM
Os diuréticos podem ser grandes aliados das mulheres no tratamento da TPM.Antes do ciclo menstrual as mulheres podem sofrer com dores de cabeça, inchaço nos seios, na barriga, no cérebro e nos pés.Esse inchaço é produzido pelo acúmulo de água no corpo.Ao acelerar o processo da eliminação de água nesta fase a partir da administração de diuréticos, os sintomas da TPM são consideravelmente aliviados.Além do alívio causado pela liberação da água acumulada no corpo, resolve problemas mais simples como as bolsas sob os olhos, humor e sensação de bem estar.
Nestes casos o medicamento indicado contém não só diuréticos como também, tranquilizantes.O médico indica o tratamento por apenas 4 ou 5 dias, o que não resulta em sintomas prejudiciais às pacientes.
Efeitos colaterais dos diuréticos
Como o medicamento elimina sais minerais do organismo, as pessoas dependentes da droga podem sofrer com a perda de potássio no sangue, o que provocaria danos a todos os músculos do corpo, inclusive coração.Outras doenças que podem ser desencadeadas pelo uso contínuo da droga são:
- Diabetes;
- Gota;
- Doença renal crônica e;
- Paradas cardíacas.
Quando os diuréticos fazem bem à saúde?
O medicamento utilizado a partir de acompanhamento médico, com receita descrevendo a dosagem e o tempo adequado, seguidos de dieta com base em frutas, almeirão, espinafre, tomate ou caldo de carne (alimentos ricos em potássio) pode fazer com que surta bons efeitos e não faz mal à saúde.
Diuréticos naturais
Os diuréticos naturais como os chás de ervas, não provocam uma perda de potássio acentuada na urina e podem ser administrados livremente por não possuírem efeitos colaterais, os dados são da Sociedade Brasileira de Homeopatia Alberto Seabra.
Mas assim como os chás, a água também pode ser diurética.Se tomamos até 1 ou dois litros de água por dia, eliminamos mais líquidos, isto por que estaremos inibindo o hormônio antidiurético que entra em ação quando o organismo está privado de água, isto significa que, se tomamos 4 copos de água por dia, eliminamos 5 copos de água.