Você conhece o perfil das mulheres empreendedoras? Muito se fala sobre o perfil empreendedor sem distinção de sexo, e sobre como este aspecto pode ser bem definido, são eles: o criativo, o administrador, o promotor, o realizador e o comunicativo. Mas aqui vamos falar sobre o perfil das mulheres empreendedoras, e sobre como podemos alcançar o sucesso profissional nos especializando e buscando resultados a partir de nossas próprias qualidades.
Como definir o perfil das mulheres empreendedoras
Os homens costumam ser específicos quanto as suas obrigações, e geralmente não desenvolvem a habilidade de possuir todos os cinco aspectos definidos como perfil do empreendedor, já, nós mulheres, demonstramos ser capazes de ir além. Somos criativas, estamos sempre tendo ideias e criando soluções referentes ao nosso dia a dia, administramos a casa e os horários da família, promovemos a união e possuímos todos os contatos necessários para a realização de reuniões agradáveis entre amigos e colegas de trabalho, realizamos nossas obrigações com dinamismo e disposição, e ninguém pode negar o quanto somos comunicativas. Sendo assim, deveremos criar novos aspectos referentes ao perfil das mulheres empreendedoras, com a intenção de podermos nos conhecer melhor para nos adaptarmos bem, a ponto de fazermos render nosso trabalho.
A princípio estipulamos qualidades femininas, tais como:
- sensibilidade;
- paciência;
- dedicação;
- perseverança;
- paixão;
- otimismo;
- intuição.
Estipuladas estas qualidades, devemos entender como as mesmas são aplicadas ao mundo dos negócios, e então teremos alguns perfis.
Qual é o perfil das mulheres empreendedoras
- Entusiasta: É comum a mulher apaixonada por um determinado momento da sua vida, buscar uma forma de aplicar suas qualidades e técnicas em um negócio que envolve laços sentimentais.Isso acontece muito com mulheres grávidas, ou mulheres que acabaram de ter seus bebês.Seus negócios envolvem o ramo de vestuário, lojas de brinquedos e escolas infantis. O perfil dessa empreendedora preza a qualidade de vida, e isso inclui horários flexíveis para que possa passar a maior parte do tempo com a família. A entusiasta projeta suas necessidades no seu próprio negócio por que percebe que suas clientes necessitam de produtos ou serviços comuns aos seus. Erro comum da empreendedora entusiasta: Agir por impulso, montar um negócio com o qual não possui uma profunda afinidade.
- Estrategista: Algumas mulheres aprenderam que precisam planejar e estruturar forças morais baseadas na política e economia, para conduzir com habilidade o sucesso de seu negócio e consequente segurança da família. A mulher estrategista agarra uma oportunidade e luta para que o seu negócio vença obstáculos e alcance uma determinada posição. Essas mulheres geralmente não possuem técnica ou preparação adequada para a evolução de seus negócios, por que não se vêm em condição de dedicar-se aos estudos. Administram bem a questão financeira mas evitam lidar com assuntos burocráticos por falta de conhecimento. Erro comum da empreendedora estrategista: Falta de empenho aos estudos.
- Capacitada: As mulheres alcançam patamares profissionais antes relacionados somente aos homens, e desempenham papel semelhante, mesmo ganhando relativamente menos. Essas mulheres um dia percebem que podem ser mais valorizadas adquirindo o próprio negócio, e sabem que possuem capacidade intelectual para tanto. Seus negócios envolvem planejamento, estrutura, e responsabilidade burocrática, mas pouca estratégia e atuação de campo. São técnicas e hábeis na conclusão de grandes projetos, e prezam seus objetivos.Erro comum da empreendedora capacitada: Não gostam de se arriscar, e perdem tempo analisando todas as questões que envolvem o negócio.
- Acomodada: As mulheres acomodadas muitas vezes se vêm em uma posição confortável na empresa em que trabalham ou no trabalho que exercem, e acreditam que estão sendo suficientemente valorizadas. Costumam abrir mão de novos empreendimentos por acreditarem representar um papel fundamental dentro da empresa, e evitam delegar ordens que proporcionem a sua própria evolução no cargo. Geralmente não percebem que ao executarem com perfeição determinado exercício, nunca são substituídas ou promovidas a um cargo superior, e não se dão conta do quanto se tornaram estagnadas durante este processo.Por comodismo, não evoluem profissionalmente, ou não permitem que sua empresa evolua consistentemente no mercado.Prezam o tradicionalismo e a rotina, por que assim se sentem seguras, rejeitando opiniões e sugestões inovadoras. Erro comum da empreendedora acomodada: Desvalorização de si mesma, da empresa e estagnação no mercado.
- Executiva: A mulher executiva atua de forma a executar com perfeição todos os projetos determinados pela empresa, a fim de alcançar seus maiores objetivos. Muitas vezes se vêm ocupadas com o trabalho durante suas folgas, fins de semana e férias. Adoram o que fazem e a forma como são reconhecidas, e sabem lidar melhor com o ambiente do trabalho do que com o ambiente familiar. Erro comum da empreendedora executiva: Não conseguem conciliar de forma harmoniosa, o trabalho e a família.
Por que é importante definir um perfil para a mulher empreendedora
Assim que identificamos um perfil empreendedor, podemos trabalhar de forma clara e objetiva nossas dificuldades, da mesma forma que podemos potencializar nossas qualidades. Assim, estaremos caminhando para o sucesso de nossos empreendimentos. Identificado o seu perfil, trabalhe maneiras de se superar como empreendedora.