Por que casar?

proposta de casamento



Você já se perguntou por que casar? Muitos casais com o pé no altar encaram esse dilema secretamente.E parece óbvio, mas, uma pesquisa americana serviu para tirar a prova. Foi constatado que a maioria dos casais que acumularam dúvidas no momento do casamento, se divorciaram nos primeiros 4 anos de casados.O fato é que esses casais se comprometeram com seus parceiros não só por afinidade e paixão, mas também por medo. Medo de se decepcionarem consigo mesmos, por não conseguirem levar um compromisso adiante, medo em decepcionar familiares, amigos, a sociedade, e,  para manter uma tradição religiosa.

Mas estamos diante de uma transformação, os jovens estão optando por se tornarem pessoas felizes, completas e realizadas.O que comprova essa mudança no padrão de modelo do casamento, pode ser a aceitação do casamento gay em diversos países, a aceitação do relacionamento aberto por um número considerável de casais, e,  por casais que vivem unidos mas preferem manterem-se em casas separadas.

proposta de casamento

Motivos para casar

Nossos bisavós e tataravós criaram um bom motivo para nos casarmos, a fortuna.Desde os primórdios éramos submetidos a nos unirmos matrimonialmente com pessoas que representassem fortuna e poder.Mais tarde, esta união passou a ser motivada pelo que se chama amor, como se fizéssemos jus ao verdadeiro significado da palavra.Por esse motivo, o amor ficou pequeno diante da grandeza do acontecimento, quanto maior e mais glamourosa é a cerimônia, maior importância tem o casamento.Mas se o amor já não é mais o sentimento que motiva um casamento, então por que casar?

As pessoas devem casar-se quando se sentem aptas a manter um relacionamento duradouro ou infinito.Relacionei alguns motivos para casar que podem lhe fazer refletir com maior clareza sobre o assunto:

  • Poder reconhecer o amor na outra pessoa: O amor não é uma palavra lá muito fácil de ser definida, e tampouco um sentimento facilmente explorado, o amor é basicamente certeza.Quando se tem certeza de que daria uma de suas pernas pela outra pessoa, sem pestanejar ou arrepender-se depois, você a ama.Esta certeza lhe proporcionará força, perseverança e comprometimento, fatores que tornam possíveis as chances de um relacionamento longo, tendo em vista as diversas dificuldades de um casamento.Se você reconhecer que tem amor por alguém, você tem um bom motivo para se casar.
  • Sentir-se realizado: Além da certeza que devemos ter em estar com outra pessoa, devemos nos sentir realizados com a opção do casamento.Mesmo que o casal seja jovem, e pouco estruturado, a realização deve estar na certeza do progresso que farão juntos.Saber que há sonhos que ambos  poderão realizar em progresso com os planos que ambos decidiram traçar, são fatores que apoiam a decisão do casamento.
  • Estar disposto a afirmar-se: Você terá um bom motivo para se casar, quando puder dizer NÃO à sociedade, à religião e à familiares.Acredite, somente desta forma,  o SIM revelado no matrimônio poderá ser verdadeiro, e compensatório.

Por que casar?

Da mesma forma que há motivos para você se casar, há motivos para que você não se case de forma alguma, são eles:

  • Falta de sexo: Se você é do tipo que acredita que ao se casar terá uma mulher à sua disposição sexual, engana-se.Os problemas antes relacionados a cada um individualmente, agora cabem aos dois.O casal deverá se comprometer a contornar os problemas de modo que não afete a sua vida sexual, o que é bem difícil, já que no pacote estão inclusos, a situação financeira, a TPM, e os constantes desentendimentos que inevitavelmente surgem com a intimidade.
  • Anos de namoro: Aquele relacionamento morno que não tem mais pra onde ir, acabou.O casal que se relacionou por um longo período e não produziu frutos, não tem motivo para continuar o relacionamento.
  • Falta de perspectiva: Se tudo o que tentou fazer não foi bem feito, está frustrado,  e vê na pessoa por quem está apaixonado uma muleta, não se case, ou arrastará com você os sonhos e as esperanças dele ou dela também.Resolva-se consigo mesmo primeiro, para darmos qualquer passo adiante, é preciso conhecermos o caminho e estarmos confiantes o suficiente para nos guiarmos por ele.
  • Egoísmo: Percebeu que após ter conquistado tudo na vida, desperdiçou o amor por que não confia em ninguém, não se presta a pensar em ninguém, mas está envelhecendo sozinho e precisa tomar uma atitude.Vai acabar por usar uma pessoa que merecia ser amada, ou pode se arrepender por tomar uma decisão precipitada.

Temos o péssimo hábito de não ouvirmos a nós mesmos, mas precisamos ser sinceros e honestos com nossos sentimentos para que nossos relacionamentos possam caminhar,  ou não.De qualquer forma, evitar o fim de um relacionamento pode ser menos doloroso que terminar em um divórcio.

Motivos pelos quais os casamentos acabam

Há motivos pelos quais os casamentos acabam por terminar precocemente, entre os mais comuns estão:

  • Falta de companheirismo;
  • Falta de compreensão;
  • Situação financeira;
  • Sexo.

A pesquisa da universidade americana  UCLA,  conclui os resultados com base na experiência de 464 casais.Destes, a maioria acabou por se divorciar em 4 anos.Homens e mulheres divorciados responderam que tiveram dúvidas momentos antes de se casarem, no entanto, há um dado positivo entre aqueles que também tiveram dúvida mas se encontram casados após 4 anos, eles se disseram mais felizes do que aqueles que se mantém casados e não demonstraram dúvidas antes do casamento.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *