Poucas pessoas sabem, mas as mães que sobrevivem são aquelas que aprenderam a lidar com o lado negro da maternidade. As pessoas nunca comentam sobre as consequências de se tornar mãe e as dificuldades que um filho pode trazer sobre suas vidas, por isso essa questão pode não ter chegado até você.
A Gravidez
Acontece que por mais que nos consideremos preparadas para engravidar, chegará um momento no qual a gravidez poderá atrapalhar. No início da gestação algumas mulheres passam muito mal, são três meses inteiros, quando não quatro, de muito enjoo, dor no estômago, e sono. Há também aqueles momentos de tensão, preocupação e pressão profissional. A sensibilidade aumenta e por qualquer motivo bobo se emocionam e choram. Mas esse é só o começo. Quando a barriga cresce, as mulheres podem inchar, perder a libido e se tornarem desleixadas, desmotivadas e muito cansadas. Essas não vêem a hora do parto.
Mas é claro que cada caso é um caso, e cada mulher encara o período de gestação de modo único, algumas se sentem até mais bonitas e mais dispostas e não passam por complicações, até o bebê nascer…
Quando o bebê nasce as mães se sentem aliviadas em saber que correu tudo bem, um amor incondicional, e sabem que estão prontas para enfrentar qualquer problema. Então, os verdadeiros desafios começam.
É normal errar e se sentir frustrado atuando como pais, mas você não deve se entregar reaja e encare o que virá pela frente.
Os desafios da maternidade
Aquela pequena criatura que acabou de chegar é tão dependente de você, que deverá ocupar todo o seu tempo. Não, você não entendeu. Sabe aquele momento em que você precisa ir ao banheiro e basta se levantar e chegar até lá pra questão se resolver? Pois bem, ir ao banheiro nunca mais será tão simples assim, tente fazer isso com o seu bebê chorando, o leite no fogo, a campainha tocando, e o cachorro latindo, enquanto passa o seu programa favorito na TV. Pois é mais ou menos assim que as mães passam seus dias maternais.
Os bebês quase não dormem, mas já existe um milhão de coisas pra você resolver, e toda ajuda parece pouca.
Então, com o tempo, o cansaço te consome e você deixa de existir. Literalmente. Você pode até criar um esquema acreditando que deva ser a solução para todos os seus problemas, mas basta ele falhar um dia pra tudo desandar. Isso sim, se ele chegar a funcionar.
Viver a maternidade é muito diferente de ver acontecer, e a única maneira de não se decepcionar tanto, ou sofrer muito, é ter a consciência de que tudo isso pode acontecer. Quando sabemos da realidade dos fatos podemos nos preparar e não nos decepcionamos. A decepção nessa fase pode fazer muito mal para a mãe e para o bebê.
Como lidar com o lado negro da maternidade
A maternidade tem um lado negro que te consome de tal maneira que quando se vê já se passaram meses, anos, e você mesma não irá se reconhecer. O que fazer pra que isso não aconteça? Você acabou de dar a luz e se sente muito poderosa, tem um bebezinho lindo nos braços e tudo parece estar indo muito bem. Então você chega em casa e seu pesadelo começa. O melhor a fazer é se antecipar aos choros do bebê, e estar sempre um passo adiantada. Siga essas dicas:
- Tenha duas ou mais mamadeiras: Enquanto uma mamadeira está sendo usada a outra já está pronta para o bebê mamar. Guarde na bolsa térmica ou deixe na geladeira.
- Alimente-se bem: Com o bebê mamando o tempo todo, é preciso estar sempre muito bem abastecida de alimentos saudáveis e revigorantes. Então, evite alimentos gordurosos, nada de beliscar doces ou bolachas recheadas, nem refrigerantes. Tenha sempre à mão frutas como maçã, pera e banana, barrinhas de cereal, água e suco. Prepare sanduíches naturais para emergências. Nem sempre será possível se aprontar pra comer fora, fazer almoço ou, contar com a vovó pra dar uma força.
- Coloque a roupa pra lavar: Bebês sujam muitas roupas, lençóis, toalhas e até o carrinho. Não se desespere, não é que você não sabe colocar a fralda, esses acidentes estão sempre acontecendo. Procure colocá-las de molho no mesmo dia pra não manchar e não acumular.
- Durma: A cozinha está suja, a casa não foi varrida, o banheiro não foi lavado, mas o bebê dormiu. Aproveite pra dormir também, a visita que entenda. Só assim você estará mais disposta pra amamentar, cuidar e amar o seu bebê. Se você não dormir, assim que o bebê acordar estará duplamente cansada e mal humorada, o que pode estressar a você e o bebê.
- Coloque o bebê pra dormir no seu quarto: Não tente lutar contra o seu cansaço colocando o seu bebezinho pra dormir no quarto ao lado enquanto for recém nascido. Pense nas vezes que você terá de se levantar de madrugada para amamentar e trocar. Os bebês nem sempre dormem 2 horas seguidas.
- Aceite ajuda mas não seja dependente: Não dá pra fazer tudo sozinha, se tiver alguém que possa lhe ajudar aceite. Mas ainda assim, mantenha-se independente, nem sempre podemos contar com as pessoas, conte com os imprevistos.
- Reserve um dia da semana pra você: Mesmo amamentando é possível sair e se cuidar. Então, assim que puder saia de casa. Nessa fase da maternidade você já terá dominado muitos dos desafios que surgiram no início, então, deixe tudo preparado de antemão, fralda, roupa, mamadeira, e vá se cuidar no salão, ou fazer compras. O papai ficará bem com o bebê esse tempinho, mesmo que você não desgrude os olhos do corredor do shopping, vai valer a pena.
- Chore se precisar: Não pense que será tudo bonito como no comercial da TV, haverá dias em que tudo sairá o oposto do planejado e é muito normal chorar. Chorar faz bem pois libera o estresse e relaxa.
Lembre-se de ainda ser você mesma. Aproveite os momentos da sua vida e retire-se pra descansar sem culpa. Ao retornar estará com muitas saudades de seu bebê, e valorizará cada momento que passar com ele, diferente de como estaria se não tivesse experimentado um tempinho só pra você. Resgate-se a cada dia pra não perder a individualidade, ou poderá passar anos da sua vida tentando se estabelecer.