Caxumba: Sintomas e tratamento

caxumba tratamento



A caxumba é uma doença do tipo virótica, contagiosa epidêmica. Ela pode ser caracterizada pela inflamação aguda das parótidas, que são as glândulas salivares mais importantes. Nós temos duas destas glândulas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Embora ambas possam apresentar a inflamação em determinado momento da doença, na maioria dos casos, 75% deles, constata-se que apenas uma delas apresenta inchaço, sendo que a glândula da esquerda costuma ser a mais acometida pela caxumba. A glândula inflamada apresenta aspecto inchado de um dos lados do rosto, diante da orelha e atrás do maxilar inferior, e pode ser dolorosa.

Sintomas da caxumba

A caxumba pode ser  incômoda e dolorosa, provoca mal estar, febre, dor de cabeça, dificuldade para falar, mastigar e tensão. É muito comum as vítimas da caxumba apresentarem outros sintomas decorrentes da doença, mas que não estão necessariamente ligadas à inflamação e sim ao estresse.

Como se transmite a Caxumba

A caxumba pode ser transmitida pelo contato entre a pessoa doente e a pessoa sadia, através da saliva. As crianças entre 5 e 15 anos de idade estão entre as principais vítimas, mas houve época em que os soldados apresentavam a doença com bastante freqüência, indicando que mesmo adultos são capazes de contraí-la.

A caxumba provoca esterilidade masculina?

É muito comum haver o receio de que a caxumba possa causar esterilidade em meninos, mas a doença em si, é benigna. Foi constatado que apenas 20% dos casos de caxumba em meninos causou inflamação nos testículos de forma grave. Identificamos como grave, os casos em que a inflamação acomete os dois testículos. Quando ocorre tal inflamação nos dois órgãos, ambos podem apresentar atrofia e causar a esterilidade masculina.

Como tratar a caxumba

caxumba

A doença deve ser tratada através de analgésicos recomendados pelo médico, repouso, ingestão de alimentos líquidos, como sopa, ou pastosos, e, aplicação local de bolsas de gelo. Os sintomas persistem por 3 a 10 dias.

Como se prevenir contra a caxumba

A caxumba deve ser prevenida com vacina. As doses são oferecidas pelas casas de saúde básica situadas nos bairros das cidades. Ela constitui a Tríplice Viral, que é aplicada para combater a caxumba, o sarampo e a rubéola, mas também pode ser aplicada isoladamente. A primeira dose se toma aos 12 meses, e mais tarde aos 4 e 6 anos de idade.

Quem nunca tomou a vacina e nunca contraiu a doença deve ser vacinado contra a caxumba o quanto antes, principalmente mulheres que pretendem engravidar. A caxumba durante a gravidez pode acusar aborto.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *