As mulheres com saúde bucal perfeita apresentam maiores chances de engravidar. Esta é a conclusão de pesquisadores da Universidade de Western na Austrália. Eles realizaram testes que puderam comprovar que, mulheres com a saúde bucal prejudicada demoravam até sete meses para conseguir engravidar, enquanto as outras engravidavam em apenas 5 meses. Ao todo foram analisadas 3.500 mulheres até a conclusão do estudo.
Os cientistas já desconfiavam que doenças que atacam as gengivas, como a periodontal, provocavam problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrite e aborto, mas não esperavam que pudessem prejudicar as chances de engravidamento. Com a descoberta de mais esse empecilho, eles recomendam que antes de tentar engravidar a mulher pare de fumar, evite ingerir bebidas alcoólicas, evite o excesso de peso, e consulte um dentista.
Causas das doenças de gengiva
As gengivas adoecem por conta das bactérias que habitam a nossa cavidade oral. Elas causam inflamação ao redor do dente, mal hálito, sangramento, e mudança na cor das gengivas e língua. Muitas vezes, se não tratada corretamente, a infecção pode avançar até a corrente sanguínea e prejudicar outras partes do corpo.
Como o fio dental pode evitar a infertilidade feminina
A infertilidade feminina acontece quando a mulher apresenta problemas nas trompas de Falópio, doença inflamatória pélvica, endometriose, doenças genéticas, problemas hormonais, distúrbios na ovulação, ou saúde bucal prejudicada. Quando a saúde bucal alcança certo grau de inflamação, pode acabar contaminando o sangue, infectando o mesmo com bactérias, e prejudicando o funcionamento adequado do organismo.
O fio dental atua realizando a limpeza entre os dentes onde as escovas comuns não alcançam. Ele retira pequenos restos de alimentos evitando o acúmulo de bactérias que podem causar graves infecções.
Os homens também podem podem sentir os sintomas da infertilidade por conta de uma saúde bucal prejudicada. Estudos apontam que o esperma também fica prejudicado pela infecção originada nas gengivas.
Como evitar as doenças de gengiva
Os cuidados com as gengivas são simples e habituais. A escovação deve ser realizada pelo menos 3 vezes ao dia, e o fio dental deve ser aplicado diariamente. É recomendado que se visite o dentista a cada 6 meses para limpeza e cuidados. Assim você evitará diversos problemas.
Tratamento da doença periodontal
A boca geralmente não apresenta nenhuma alteração grave no início da infecção. Você deve ficar atento a dores durante a mastigação de alimentos, diferença na coloração do dente, ou mudança na cor das gengivas. Gengivas saudáveis são rosadas e não vermelhas. O procedimento deverá seguir conforme a gravidade da infecção observada pelo dentista. Em casos graves é indicado limpeza profunda ou raspagem, escovação da raiz e alisamento dos pontos ásperos das raízes dentais.