Ao descobrir que estamos grávidas, logo procuramos por informações sobre bebês recém nascidos para nos prepararmos até o seu nascimento. Mas os livros nem sempre trazem as informações que realmente importam, pois as editoras trabalham mais para vender, do que, para satisfazer essencialmente seus leitores. Percebemos isto no primeiro dia de vida do bebê, quando inúmeras dúvidas surgem a cada choro ou suspiro.
Sendo assim, decidi reunir algumas dicas de pais experientes que podem lhe ajudar em momentos difíceis. Aproveitem!
11 dicas para cuidar de bebês recém nascidos
1. Como lidar com as cólicas do bebê
Todo bebê sofre cólicas. Alguns menos, outros mais, mas… sofrem. As cólicas do bebê ocorrem devido ao acúmulo de gazes intestinais. O ideal é que você peça para o pediatra do hospital lhe receitar algo para os gazes do bebê, assim você poderá ir para a casa já com a medicação receitada e evitará uma visita antecipada ao consultório do médico. Outra dica é fazer o bebê arrotar sempre depois que mamar, uma ou duas vezes. Para que o bebê arrote sem dificuldade, basta manter a coluna dele bem reta contra o seu ventre, e auxiliar com suaves tapinhas nas costas.
2. Os bebês não precisam mamar o tempo todo
Até mesmo os bebês recém nascidos precisam ter horários para mamar. No início pode ser um pouco difícil para a mãe que amamenta pela primeira vez, pois o leite pode demorar um pouco mais para descer, mas assim que pegar o jeito evite amamentá-lo só por que ele está acordado. Esta atitude também lhe dará um pouco mais de liberdade.
3. Nem todo choro é fome
É preciso saber identificar o choro do bebê, pois nem sempre é fome. O bebê pode chorar de dor de ouvido, cólica e infecção urinária (muito comum em meninas, mas também afeta os meninos). O bebê com fome chora enquanto procura o peito, o bebê com dor de ouvido não consegue mamar e, o bebê com infecção urinária pode chorar do nada por que está fazendo xixi na fralda naquele momento. A infecção urinária também dá febre alta.
4. Bebês precisam tomar banho todos os dias
Os bebês devem tomar até dois banhos por dia para se manterem livres de brotoejas causadas pelo contato do suor com a pele do bebê, para prevenir assaduras e evitar a infecção urinária. As meninas devem ser limpas de cima para baixo, e os meninos precisam ter o prepúcio muito bem lavados para não acumular resíduos de urina e fezes.
5. O umbigo do bebê pode ser lavado com água e sabão durante o banho
Tratar do umbigo do bebê pode ser um pouco desconfortável para os pais de primeira viagem. Algumas pessoas evitam até mesmo lavá-lo, quando na verdade deveriam estar fazendo o contrário. É claro que não é preciso tocar na região do umbigo ou esfregá-lo durante o banho, mas faz bem permitir que o sabão caia sobre o umbigo para eliminar bactérias e evitar uma infecção. Após o banho seque bem o umbigo do bebê pressionando suavemente uma fralda macia no local. Depois de seco, pingue 2 gotas de álcool absoluto para evitar infecções e mal cheiro. Não se preocupe, o bebê não sente qualquer dor no local, que deverá secar e cair em até 7 dias.
6. Mantenha o bebê acordado enquanto mama
Alguns bebês sentem sono enquanto estão mamando, pois o exercício de sucção pode ser um pouco cansativo. Mas se eles dormem neste período acordam mais vezes e acabam não se alimentando direito, deixando a mãe exausta. Para mantê-los acordados, experimente fazer massagens em seus pés, apertar suavemente a sua bochecha e, balançar o bico do peito em sua boca. Não lhe dê sossego!
7. Corte as unhas das mãos do bebê para que não se arranhem
Algumas mães se sentem inibidas ao cortar as unhas do bebê pois ficam com medo de machucá-los. A dica para estas mães, é pedir a alguém que já teve um bebê para lhe fazer este favor, como a sua mãe, tia ou amiga. Mas se estiver sozinha, experimente um utensílio com o qual se sinta bem. Existem aquelas tesourinhas próprias para cortar as unhas do bebê, que são muito pequeninas e delicadas, mas eu não consegui utilizá-las, pois meus dedos mal cabiam em suas cavidades, então, eu comprei um cortador de unhas novo e pequeno, esterilizei com álcool absoluto, esperei o bebê dormir e realizei o serviço com sucesso e segurança. As vezes as regras não servem para todas as pessoas, não se martirize por isso, e nem permita que façam isso com você.
8. Tenha almofadas grandes e confortáveis se passou por uma cesariana
No hospital as camas são ajustáveis e você pode ficar numa posição confortável o tempo todo sem sentir dor nos pontos. Em casa, quando não há esta opção, convém improvisar com almofadas grandes para apoiar as costas. Elas também facilitam a amamentação.
9. Mantenha os pontos da cesárea sempre limpos
Os pontos precisam ser bem tratados para não infeccionarem ou causarem mal cheiro. Cuidar dos pontos não é doloroso, mas se formarem pus em alguns pontos, convém espremê-los suavemente e aplicar um anticéptico local.
10. Sono gera sono
Temos o hábito de pensar que se colocarmos o bebê para dormir mais tarde ele dormirá mais, mas isso é perda de tempo. Sono gera sono, se ele acordou cedo, dormirá cedo também, se não quiser desregular o horário da noite, faça-o dormir durante a tarde.
11. Alimente-se bem se quiser que seu filho coma de tudo
O leite absorve o sabor dos alimentos que a mãe consome, então, se quiser que seu filho coma verduras, coma verduras enquanto amamenta e assim por diante. Nós temos uma parcela de culpa se nesta faze nos alimentamos de batata frita e hambúrguer.