As vezes as dietas nos deixam frustradas e não demonstram os resultados que gostaríamos. Assim, acabamos cometendo alguns erros fatais como, exagerar durante as refeições por que estamos famintas, ou descontar o dia de sofrimento numa grandiosa taça de Sunday com cobertura dupla, por que estamos ansiosas ou deprimidas. A falta de nutrientes também pode ser a causa de toda esta frustração.
Mas isso é mais comum do que se imagina, por isso selecionamos algumas dicas para conter esses exageros.
5 dicas de dieta pra começar a emagrecer hoje
1. Biscoitos naturais com fibras e barras de cereal para driblar a fome
Planejar a alimentação pode favorecer que você evite passar fome durante o dia, e ainda se sinta satisfeita durante a maior parte do tempo. Opte por biscoitos ou bolachas com fibras, e barras de cereal sem chocolate, para responder à fome de maneira equilibrada e sem culpa. Para não cair no exagero coma sempre que sentir fome, e não por impulso. Conheça-se. Aprenda a observar quando realmente está com fome ou, quando está tentando apenas ser compensada pelo seu sacrifício.
2. Iogurte natural com frutas para saciar a fome e se manter saudável
Evite se sentir faminta até a hora do almoço, esta atitude só deixará você ansiosa e desesperada por comida. Assim, você acabará comendo mais do que deveria. Tome um pote de iogurte natural com frutas para se sentir saciada, pelo menos 3 horas antes do almoço. O iogurte é rico em proteínas do leite que auxilia na eliminação de gordura pelo organismo, sacia a fome, lhe mantém ativa, produtiva e, ainda equilibra o seu estado emocional. Você sairá perdendo muito mais peso desta maneira.
3. Alimentos integrais para perder barriga
Os alimentos integrais auxiliam na perda de barriga pois favorecem o bom funcionamento intestinal e ainda colaboram para o rejuvenescimento da pele, cabelo e beleza das unhas. A dica é lembrar-se de que este alimento é extremamente calórico e facilmente se torna o principal vilão da sua dieta, pois engorda muito mais que a farinha branca. Sendo assim, cuide para tomar água durante todo o dia. A água deve ser tomada em pequenas doses e sempre 1 ou duas horas após as refeições.
4. Exercícios moderados para emagrecer
A prática de exercícios físicos deve ser moderada para que o praticante não sinta vontade de comer além do necessário. Praticar exercícios físicos dá fome e o praticante pode acabar comendo além da conta, principalmente se não faz as contas da quantidade de calorias perdidas durantes os exercícios físicos. Saber quantas calorias foram perdidas, ajuda o praticante a se conscientizar da quantidade de calorias que se deve ingerir para não ultrapassar o resultado alcançado.
5. A regra do vermelho, amarelo e verde para satisfazer o corpo e o cérebro
Uma alimentação saudável a mantém equilibrada e sensata em relação à sua dieta. Evitando exageros e frustrações. Sendo assim, a dica é usar a regra do vermelho, amarelo e verde, ou seja:
- Vermelho: carnes e peixes
- Amarelo: grãos como arroz e milho, ou, carboidratos como batata, mandioca ou farofa.
- Verde: verduras
O prato deve ser composto com uma cor de cada, evite repeti-las ou desequilibrará a sua dieta. Lembre-se que sucos de fruta, apesar de saudáveis, são extremamente calóricos e não devem acompanhar o almoço, prefira um copo de água com gás e rodelas de limão.