Os bebês sentem cólicas devido à imaturidade dos processos relacionados ao sistema digestivo que começa a se desenvolver enquanto o leite materno e a papinha começam a ser introduzidas. Ocorre que os movimentos necessários para realização da digestão ainda são descoordenados, e por isso promovem contrações dolorosas. Para piorar ainda mais estes sintomas o bebê ainda pode acabar ingerindo ar durante a amamentação, o que acumula gazes que resultam em dor e desconforto.
Para tratar o problema você deve pedir que o médico pediatra receite um medicamento para gazes antes de você e o bebê receberem alta do hospital. Mas algumas medidas simples também podem ser adotadas como forma de aliviar estas cólicas terríveis. Acompanhe a nossa seleção.
7 dicas naturais para aliviar as cólicas do bebê
1. Alimente-se bem se estiver amamentando
O leite da mãe recebe os nutrientes dos alimentos que são consumidos por ela mesma durante o período de amamentação, além de gordura e elementos que podem causar desconforto, tais como:
- Leite e derivados: O leite pode provocar diarreia, reações alérgicas, gazes e desconforto.
- Carne vermelha: A carne vermelha é digerida lentamente, o que pode causar gazes no bebê.
- Chocolate: O chocolate acelera os movimentos intestinais. Ele libera cafeína e estimula a liberação de serotonina.
- Repolho,couve-flor e cebola: Estes três ingredientes, além de alterarem o sabor do leite, também são capazes de favorecer os gazes.
- Leguminosos: O feijão, a lentilha e a fava, apesar de muito nutritivos, são potenciais causadores de gazes e consequentes cólicas nos bebês. Para não perder seus benefícios, experimente ingerir somente o seu caldo sem os grão.
Outros alimentos como pimenta e condimentos também devem ser evitados durante o período de amamentação.
2. Relaxe o bebê em banhos mornos
Os banhos são fonte de relaxamento para o bebê. Eles relaxam as contrações do intestino também! O ideal é que o banho seja morno, mais pra quente. Os bebês que são muito irritados devem tomar mais de um banho por dia, para dormirem melhor. Durante o banho do bebê, aproveite para realizar movimentos circulares na região da barriga para estimular o alívio dos gazes e evacuação.
3. Faça massagem para facilitar a expulsão dos gases
Durante o banho a mãe deve praticar massagem na barriga do bebê para facilitar a expulsão dos gazes que provocam a cólica. Com a mão ensaboada alise a barriga do bebê em sentido horário e depois de cima para baixo. Perca pelo menos 3 minutos nesta operação para que realmente se obtenha algum efeito. Os bebês adoram este carinho e se sentem aliviados e relaxados após esta delicada sessão de massagem.
4. Exercite as perninhas do bebê
O bebê precisa se livrar dos gazes e você pode ajuda-lo flexionando suas perninhas contra o corpo. Este exercício faz com que o bebê elimine os gazes e também pode ajudar quando ele estiver com dificuldades de evacuar. O ideal é realizar este exercício após o banho do bebê, ou antes de colocá-lo na banheira com água morna. Se o bebê estiver com prisão de ventre, este exercício o ajudará a melhorar os sintomas e solucionar o problema com satisfação.
5. Segure o bebê de bruços
Você pode apoiar a barriga do bebê ao longo do seu braço, o segurando de bruços. Os bebês gostam muito de ficar nesta posição, pois facilita a liberação dos gazes e aquece a região da barriga. Se pressionar a barriga do bebê na sua enquanto o acalenta, poderá adiantar o aquecimento da barriga do bebê e melhorar os sintomas da dor de forma mais rápida e eficiente, mas observe de que lado ou em que posição ele se sente melhor, teste todas as posições possíveis.
6. Faça o bebê arrotar sempre após as mamadas
O bebê que não arrota pode golfar dormindo e engasgar com o próprio leite, mas também pode acumular gazes e piorar a sensação de cólicas abdominais. É importante colocar o bebê para arrotar sempre após as mamadas.Para conseguir que ele arrote basta manter as costas do bebê na posição vertical contra o seu tronco e depois realizar suaves batidas com os dedos da mão.
7. Mantenha o bebê aquecido
O bebê na barriga da mãe se mantinha aquecido e confortável, depois de nascido pode sentir frio, ficar tenso e contrair os músculos. O tubo digestivo sofre com estas contrações. Ao aquecer o bebê, você promove o seu relaxamento, ele dormirá mais tranquilo e sentirá menos dor. Mantenha sempre os seus pés aquecidos com meias, principalmente durante a manhã, noite, e climas frios.
Posso oferecer chá para aliviar a cólica do bebê?
Os pediatras passaram a propagar sobre a amamentação exclusiva, o que fez muitas mães considerarem os chazinhos como veneno. Mas não são! Afinal, os chás foram amplamente utilizados por nossos avós, bisavós e tataravós, sem problema algum. Eu mesma, a exemplo de minha avó, aliviei os gazes intestinais de meus três bebês com chá de erva cidreira ou erva doce, sem dano algum à saúde deles, muito pelo contrário! As crianças se livravam dos gazes e dormiam muito melhor durante o dia e a noite. Mas se era deste modo nos tempos de nossos avós, o que mudou? Atualmente a recomendação dos pediatras nos alerta para a NÃO NECESSIDADE de oferecer água ou chá para o bebê que é amamentado exclusivamente pela mãe até os seus 6 primeiros meses, porém, esta recomendação não impede o seu uso por risco de morte da criança ou, grave perigo de saúde! Aliás, a palavra necessidade em nada tem com a palavra proibido, na verdade, representam duas forças diferentes. Logo, percebemos que, a interpretação das pessoas sobre este alerta é demasiadamente exagerada em relação ao seu risco. E sendo assim, compreendemos que, o receio de oferecermos chás para nossos bebês se deve a uma má interpretação das palavras. Os médicos nos dizem que os chás podem, em alguns casos, provocar ainda mais cólicas devido à imaturidade do aparelho digestivo, ou, não ter efeito algum, e só. Para solucionar o problema eles recomendam que usemos “Dimeticona”.
A Dimeticona é um medicamento farmacêutico anti gazes que deve ser recomendado somente pelo médico mediante risco de alergias graves e sintomas adversos como, manchas na pele, coceira, erupções sobre a pele, e inchaço da boca e língua que impedem a respiração. Se compararmos os efeitos dos chás naturais ao medicamento Dimeticona, observamos que os riscos ao expormos nossos filhos a uma fórmula dessas, não é, em nada, tranquilizadora.
Você saberá que o bebê está sentindo cólica, quando perceber que ele se encolhe, trazendo os joelhos dobrados para cima e contraindo o abdome. Ele também não consegue dormir e chora de forma estridente.