As mulheres que pretendem se tornar empreendedoras, precisam conhecer a história de sucesso de “Tata Harper”, a fundadora de uma linha de produtos naturais para o corpo que vem crescendo nos Estados Unidos. Ela conta que quando optou por uma vida mais saudável, não encontrou produtos de beleza que a satisfizesse, e por isso decidiu abrir a própria empresa de beleza.
A empresária é colombiana, mãe de três filhos, dona de um diploma de engenharia industrial e mora nos Estados Unidos há alguns anos. Ela cuida para que sua produção seja toda manual e livre de químicas sintéticas. Para auxiliar as mulheres que estão pensando em abrir o próprio negócio, Harper selecionou 9 dicas.
9 dicas para mulheres se tornarem empreendedoras
Tata Harper na fazenda onde fabrica seus produtos em Vermont
1. Esteja apaixonada pela sua ideia
Ao iniciar um projeto empreendedor, começamos a perceber as inúmeras dificuldades que virão. Por isso é preciso estar apaixonada pela ideia original do seu negócio, aquela que te motivou a sonhar, pois você precisará deste incentivo durante a sua jornada.
2. Saiba que terá que fazer alguns sacrifícios
Prepare-se, pois haverá dias e noites em que o seu tempo com a casa ou com as crianças ficará comprometido, assim como também, os finais de semana. Saiba que você será recompensada por todo o seu sacrifício no final, e não desista.
3. Busque conhecimento
Procure saber tudo sobre o seu negócio, leia sobre o mercado, estude o marketing, e aprimore o seu conhecimento na área. É preciso que você saiba tudo o que precisa saber para desenvolver um bom trabalho.
4. Cerque-se de pessoas que você confia
Você precisará contar com pessoas competentes, mas que também te apoiem. Se você sentir que deve envolver a família, faça. Mas sinta-se muito à vontade com esta decisão.
5. Concentre-se em suas vantagens
Quando se sentir desanimada ou preocupada sobre o andamento do seu projeto, procure focar em seus pontos fortes e vantagens. Evite pensar muito nos problemas, pois eles só se resolverão com uma atitude sua. Portanto não queime seus neurônios pensando neles.
6. Não pare de aprender
Para que o seu negócio esteja sempre em evolução, não deixe de estudar, pesquisar ou se atualizar sobre as novidades do setor. Esteja sempre lendo sobre assuntos relacionados ao seu negócio, visite feiras e procure ouvir a opinião dos consumidores.
7. Estude administração de empresas
Todo empreendedor precisa ser um administrador. Você pode adquirir livros nas livrarias ou internet, pode seguir sites especializados sobre o tema, e fazer download pela internet sobre assuntos relevantes. Você perceberá que o seu projeto terá uma base mais sólida e você se sentirá mais segura.
8. Consulte um contador
Você precisará saber tudo sobre a legislação do seu negócio, então vá a um contador e tire dúvidas como:
- Quanto custa para abrir uma empresa?
- Quais impostos deverei pagar?
- Precisarei da autorização dos bombeiros para atuar?
- Devo agendar uma visita com a vigilância sanitária?
9. Adquira capital
O ideal é que você possua capital próprio para abrir a sua empresa. Se você decidir que irá fazer um empréstimo calcule bem os riscos. Não conte com o ovo dentro da galinha, tenha uma base de cálculo realista para não acabar se endividando.
Espero que estas dicas possam ter ajudado. Sucesso nos seus negócios!