O bolinho caipira é uma iguaria preparada a base de farinha de milho recheada com carne moída e hortelã. Registros históricos datam o bolinho caipira em 1925 na cidade de Jacareí no Vale do Paraíba, região de São Paulo, mas a sua origem deriva da cidade de Monteiro Lobato, no mesmo estado. Segundo historiadores, a farinha era utilizada em goma pelos índios, portugueses, escravos e tropeiros. Os tropeiros costumavam fazer a goma de farinha e recheá-la com lambari, donde viria a inspiração para o recheio de carne moída que se tornaria o mais utilizado até hoje.
Nas festas comemorativas de São João no Vale do Paraíba, São José dos Campos e região, o bolinho caipira é a sensação, e não pode faltar nunca. Não há uma só quermesse que não se encontre esse bolinho delicioso. Experimente fazer esta receita na sua casa para toda a família.
Receita de bolinho caipira
Você vai precisar de:
Ingredientes da massa
- 500 g de farinha de milho amarela
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 caldos de galinha
- 1 xícara de óleo de soja
- 1/2 copo de leite
Recheio do bolinho caipira
- 1/2 cebola ralada
- sal à gosto
- suco de 1 limão
- pimenta do reino à gosto
- hortelã picada
- 500 g de carne moída
A massa deve desgrudar da panela. Modele o bolinho caipira com a massa ainda quente. A carne é crua por isso o limão é essencial, pois ele favorece o seu cozimento durante a fritura. Acompanhe o mode de preparo através do vídeo!
Como preparar o bolinho caipira tradicional do Vale do Paraíba
Aproveitem! Compartilhem com seus amigos!