As mulheres que estão se aproximando da menopausa, estão na menopausa, ou, já passaram desta fase, devem caminhar pelo menos 30 minutos por dia se pretendem evitar o câncer de mama. O estudo foi publicado pela especializada Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention.
Foram acompanhadas pelo menos 60 mil mulheres durante os estudos, e foi concluído que, mesmo exercícios leves promovem proteção, o segredo é a constância.. O hábito de caminhar deve ser diário para que alguns benefícios sejam aproveitados, segundo os cientistas somente as pessoas que praticavam a caminhada há mais de 4 anos demonstraram um nível de proteção ideal. Outra observação concluiu que, as mulheres que interromperam a caminhada por inúmeros motivos, demonstraram baixa proteção contra o câncer de mama.
Por que caminhar reduz o risco de câncer de mama
Os exercícios físicos, mesmo leves, reduzem os níveis de estrogêneo, hormônio ligado ao surgimento de câncer. O hábito de se exercitar deve começar aos 12 anos de idade para que, quando adultos, este hormônio possa estar controlado. No Brasil o câncer de mama mata pelo menos 10 mil mulheres por ano.
Outros hábitos que evitam o câncer de mama
Amamentar evita o câncer de mama
As mulheres que amamentam pelo menos 6 meses, estão reduzindo as suas chances de contrair câncer de mama em 5%. Ao amamentar as glândulas mamárias são estimuladas e reduzem os níveis de estrogêneo. A Amamentação contribui ainda para a contração do útero e consequentemente reduz os riscos de hemorragia.
Consumir ômega 3 pode reduzir os riscos de câncer de mama
O ômega 3 encontrado em peixes e algumas algas marinhas, auxiliam no controle do estrogênio em até 32%. Ele possui ação antioxidante que regenera as células, retarda o envelhecimento e protege o coração.
Meditação, massagens e relaxamento reduzem o estresse que causa o câncer de mama
O risco de contrair câncer de mama pode dobrar quando as mulheres possuem uma vida agita e estressante. Embora ainda não se saiba o por quê, especialistas dizem que é muito arriscado manter o estresse como rotina. Para evitá-lo pratique meditação, reserve um tempo para você mesma, participe de sessões de relaxamento e massagens.
Evite consumir bebidas alcoólicas
Estudos confirmam que a bebida alcoólica é capaz de potencializar a ação do estrógeno no corpo, principal causador do câncer de mama. Embora ainda não saibam a razão deste fato ocorrer em pessoas que ingerem bebida alcoólica com frequência, foi constatado que 14 gramas de álcool elevam em 30% as chances de contrair a doença.
Praticar exercícios físicos reduz o risco de câncer
A prática de exercícios reduz o risco de diversos tipos de câncer, por que diminui o nível de estrogêneo no corpo. Além disso, mantém o corpo em forma. O excesso de gordura pode acelerar a reprodução das células cancerígenas.
Dieta rica em vegetais e café reduz o risco de câncer de mama
As verduras como couve, alface, brócolis, e outras, além de molho de mostarda, podem reduzir as chances de um câncer de mama em 45% porque contém aminoácidos protetores. Já o café ingerido diariamente até 5 vezes ao dia, reduz as chances de se contrair a doença em até 57%.
Os especialistas avisam que, pessoas com casos de câncer na família, devem procurar acompanhamento médico cedo, e evitar o uso de esteroides ou hormônios durante a fase da menopausa.