A maioria das mulheres, ao se tornarem boas mães, levam um susto com o aumento da responsabilidade e obrigações adquiridas após o nascimento do bebê. Mas não se preocupe, você não está sozinha! Todas nós passamos a dar mais valor a poucas horas de sono, uma bem sucedida ida ao banheiro, desacompanhada, e, uma alimentação caseira balanceada ao invés de comidas rápidas que deveriam ser apenas opções de emergência. Espero que você se sinta melhor sabendo de tudo isso e um pouco mais neste artigo.
12 verdades sobre ser mãe que ninguém comenta
1. A casa nem sempre estará limpa e arrumada
Quando os bebês nascem são muito dependentes de nós, somos a sua fonte de segurança, alimento, carinho e atenção, logo, tudo gira em torno desse bebê, e é exatamente assim que tem que ser, por isso, também temos que aceitar, sem estresse, que, certas tarefas ficarão prejudicadas. Haverá dias em que você dormirá apenas 3 horas picadas, acordará cansada, não fará almoço por que comer pão com queijo será a opção mais prática e rápida e, alguém baterá na porta da sua casa.
Sim, as visitas são inesperadas mas você não deve se sentir envergonhada. Todas nós, mães, passamos por isso e somente as pessoas mal intencionadas se atreverão a fazer algum tipo de julgamento. Então, não esquente muito com isso, faça as tarefas que for capaz e tente dormir quando o bebê adormecer para recuperar as energias e não ficar sobrecarregada. Importa que você ame e estreite laços com o seu filho.
2. Aceite, a repetição é o caminho mais fácil
As vezes se trata de lermos o mesmo livro mais de duas vezes. Os filhos precisam ser treinados, eles aprendem menos quando são ofendidos ou pressionados, mas se saem bem quando ditamos as regras algumas centenas de vezes. Assimile isto e perceberá que de nada adiantará gritar, brigar, castigar ou espernear. Eles precisam criar hábitos, e o hábito se adquire através da repetição.
3. Você sempre será julgada pelas birras do seu filho
Sempre que vamos aos supermercados ou lojas de roupas vemos uma mãe em apuros com uma criança aos berros jogando-se ao chão. Em volta, seres humanos desocupados e prontos para saciarem seus egos através do julgamento disfarçado de opinião. A expressão é sempre de espanto, como se a criança tivesse alguma razão e a mãe não.
Não perca a calma, tire a criança do chão e se mantenha firme. Continue fazendo o que precisa fazer como se, nem a criança estivesse berrando, e nem, centenas de pessoas estivessem olhando. Você será melhor respeitada se agir assim.
4. Chorar de cansaço pode sim virar rotina
As vezes o cansaço é tão grande que devemos nos permitir chorar. O choro também acalma, e depois de alguns minutos você estará pronta pra outra. É melhor que você opte pelo choro como válvula de escape do que qualquer outra forma de esbravejamento.
5. Você descobrirá o verdadeiro sentido de viver em uma montanha russa
Alguns dias serão chatos, outros dias normais, outros cansativos, e outros simplesmente incríveis! Mas as vezes você também poderá viver tudo isso num só dia.
6. Filhos são frágeis
Ter filhos não é só legal e divertido como podemos pensar quando vemos fotos de famílias felizes no Facebook das pessoas e Instagram, eles são frágeis, e quando adoecem sofremos muito. Desejamos estar no lugar deles, oferecer a nossa saúde no lugar da deles e, ao mesmo tempo, limpamos o vômito do chão, tentamos aplicar o remédio do ouvido e tentamos acalmá-los para tomar injeção. Esta é a parte da maternidade que não é divertida.
7. Menos tarefas é igual a menos estresse
Quando temos filhos precisamos compreender que o estresse pode ser o nosso maior inimigo, então, livre-se da maioria das tarefas que puder. Comprometa-se menos para sofrer com menos obrigações.
8. As mães não são perfeitas
Não somos mães perfeitas mas procuramos a perfeição, e é esta intenção que nos define não nossos erros. Os erros nós aceitamos e aprendemos com eles, faz parte da nossa evolução.
9. As roupas nunca serão lavadas
Depois dos filhos a lavanderia ficará sempre cheia. Assim como as roupas para passar e guardar. Haverá uma classe específica para cada etapa: a etapa das roupas separadas, as roupas para serem lavadas à mão, as roupas que precisam ser colocadas para secar e aquelas que você passou mas não conseguiu guardar. Simples assim! A boa notícia, é que depois que eles crescem um pouco mais, as roupas já não são mais feitas de algodão, não amassam tanto e podem ir do varal direto pra gaveta.
10. É preciso se tornar mãe de todas as crianças para ser uma boa mãe para o seu filho
Trate os filhos das outras mães como trataria o seu, sem benefícios, ou superproteção. Os nossos filhos percebem quando estão sendo privilegiados e isso não é bom para o desenvolvimento deles, os filhos das outras mães também percebem quando estão sendo menos favorecidos e, consequentemente, as mães deles também saberão, o que te coloca numa classe de pessoas insensatas e sem coração. Não! O seu filho, assim como o meu não é melhor que o filho de ninguém.
11. Roupas e brinquedos estragam e quebram supere!
Meus filhos quebraram todos os brinquedos que tiveram, da infância deles mesmo não sobrou nenhum, além daqueles que foram doados. Isto ocorreu por uma razão simples, eles brincaram. As roupas bonitas ou mancharam, ou rasgaram, ou foram acabando com o tempo, por que eles usaram. Estas coisas cumpriram o seu papel e hoje não fazem falta alguma. Não se prenda a estes objetos, não fique muito triste se algo quebrar ou rasgar, procure se lembrar do sorriso do seu filho enquanto ele brincava, e fique feliz por isso, afinal, é pra isso que todas estas coisas servem, não devem ser mantidas como relíquias.
12. Você só precisa ser suficiente
Nossos filhos são indivíduos com personalidade que precisam ser acompanhadas. A nossa função como mães não é a de decidir por eles mas de incentivá-los para que eles sejam o que eles nasceram para ser. Então, procure não exigir demais, cobrar demais ou até mesmo incentivar demais. Eles precisam que sejamos suficientes.
Espero que este artigo te inspire a ser uma mãe sem igual.