A primeira menstruação pode ser um dos acontecimentos mais marcantes na vida de uma menina que inicia a fase da puberdade. Por isso é importante prepará-la desde os seus 9 anos de idade, ou, assim que o seu corpo começar a se desenvolver. Os primeiros sinais da puberdade são os pelos que surgem nos dedos das mãos e dos pés, afinamento da cintura e o surgimento do muco genital.
Você só deve se preocupar se a sua filha iniciar a fase da puberdade aos 7 anos de idade, neste caso procure por um especialista, pois nesta idade a puberdade é considerada precoce.
Qual é a idade ideal para falar sobre a primeira menstruação com a filha?
Se a primeira menstruação de uma criança saudável pode ocorrer entre os nove anos de idade até os 15, o ideal é iniciar uma conversa com ela assim que os sinais da puberdade começarem a aparecer, ou seja, a partir dos 9 anos. Você deve estar se perguntando se 9 anos de idade não seria uma fase muito precoce para abordar tais questões, pois é, não. A natureza determina o momento certo, e geralmente este momento ocorre nesta fase, quer você queira ou não, então, apenas fique atenta e prepare-se para se manter disponível.
É importante que esta conversa se inicie com a mãe ou alguém bem próxima da família, para que a criança se sinta confortável e segura. A conversa deve acontecer conforme o tempo da criança, ou seja, você não precisa marcar uma hora para falar sobre o assunto, basta permitir que ela faça as perguntas quando sentir vontade, no carro, na hora do almoço ou, assistindo a um filme.
Conte uma experiência sua, algo engraçado que aconteceu com você, ou como foi a primeira vez do seu ciclo.
Livros sobre a primeira menstruação
Os livros ilustrados sobre a primeira menstruação contribuem muito para o conhecimento e aceitação da criança que inicia este novo ciclo. Eles demonstram de um modo engraçado e interessante, como as mudanças do corpo ocorrem, e podem auxiliar os pais a se comunicarem melhor com seus filhos. Depois de ler um livro destes, a criança poderá surgir com várias questões sobre os acontecimentos do corpo, por isso é importante que ela se sinta confortável para se abrir com você.
Seja honesta com a sua filha!
Alguns pais optam por explicar esta fase de forma lúdica o máximo possível, amenizando os riscos de serem bombardeados com perguntas que eles mesmos consideram constrangedoras. Sim, o por quê, de menstruarmos e o motivo pelo qual nos desenvolvemos desta maneira, nos leva a a temas sobre concepção e métodos anticoncepcionais. Então compreenda que, se uma coisa leva a outra e a criança demonstra curiosidade, não exite, responda. Também não caia na paranoia de que, ao estimular esta conversa você pode estar incentivando que a criança venha a sentir necessidade de experimentar atos sexuais, ela ainda levará um tempo para digerir todas estas informações, e, a partir do seu acompanhamento, entenderá que é preciso desenvolver maturidade e responsabilidade que só adquirimos com o tempo.
Para saber mais sobre a primeira menstruação e tirar outras dúvidas, assista a este vídeo, visite o meu canal do Youtube, inscreva-se e seja o primeiro a receber notificações sobre novos temas!!!