O corrimento e o muco genital podem ser a mesma coisa, mas, não exatamente. A vagina possui um fluxo natural de fluidos que constitui a flora vaginal, e serve para manter a região livre de contaminações por bactérias e fungos. Em períodos de ovulação este fluído muda de característica devido a hormônios relacionados ao sistema reprodutivo da mulher. Ocorrem algumas alterações como volume, coloração e elasticidade deste fluído, um fenômeno natural que acontece pelo menos uma vez por mês.
Esta variação de fluído pode ser identificada como muco genital. O muco genital apresenta características bem simples de serem observadas, ele geralmente é branco, opaco e sem odor forte ou desagradável. Surge pelo menos uma vez por mês, em grande volume. Quando este muco se torna transparente indica a máxima capacidade da mulher engravidar. No dia seguinte ele poderá se tornar opaco novamente, indicando o início do fim do período de ovulação.
Diferença entre muco genital e corrimento
O muco genital representa o período de ovulação da mulher. Ele surge apenas uma vez no mês, e apresenta mudanças significativas em seu estado. O corrimento pode ser reconhecido como um fluído vaginal espesso de coloração esverdeada, amarronzada, ou amarelada. Estas características indicam que o fluído vaginal foi contaminado por bactérias.
As bactérias podem comprometer a boa saúde do fluído vaginal quando a flora é prejudicada por produtos de higiene impróprios que causam alergias, duchas internas, fumo, baixa imunidade física, medicamentos, má higiene, alergia ao látex de preservativos, absorventes internos, e processos hormonais.
Quando percebemos o corrimento devemos logo cuidar para que o processo de infecção não se torne perigoso à saúde. Ele pode indicar alguns tipos de doenças nos ovários, útero, ou cavidade vaginal, tais como feridas, endometriose, ou câncer.
Sintomas de corrimento
Os sintomas de corrimento são:
- Fluído vaginal aumentado
- Mal cheiro
- Coloração amarelada, amarronzada ou esverdeada
- Irritação ou coceira
- Dor pélvica
- Manchas nas roupas íntimas
- Dificuldade para engravidar
Observe todos estes sintomas e cuide para que obtenha um tratamento adequado.