Certo dia acordei sentindo uma necessidade imensa de fazer uma parede de lousa em casa, mais especificamente, no quarto de dormir dos meninos. Sou fã de decoração e estudo bastante para entender os princípios básicos deste trabalho, (já me precavendo de cometer alguma bobagem), e foi assim que conquistei segurança para colocar a mão na massa pois, enquanto na teoria está tudo muito bem obrigada, na prática a história é outra.
Descobri em minhas pesquisas sobre uma parede de lousa perfeita, por exemplo, que, a tinta para fazer a parede de lousa deve ser a tipo esmalte fosca, nas cores verde, azul ou preta. Diante destas opções, eu escolhi a cor preta, que pode ser assustadora à primeira vista.Tudo bem, é só uma tinta… (repita para si mesma durante os 10 primeiros minutos para estimular a coragem). São tantas as inseguranças do momento que, é preciso, sim, uma certa dose de coragem para dar o primeiro passo. E, por falar em passo, preparei este passo a passo para quem tiver tanta coragem quanto eu. Aproveitem!
Como fazer uma parede de lousa em casa
Veja também: Como fazer uma luminária moderna
Para fazer uma parede de lousa em casa, primeiro escolha um ambiente ou cômodo como, a cozinha, o quarto ou escritório. Separe os seguintes materiais:
- tinta esmalte fosca na cor de sua preferência (azul, verde ou preta)
- rolinho de espuma
- Aguarrás
- plástico preto para forrar o chão ou jornal
- escada se precisar
- pote específico para diluir a tinta
- fita crepe adesiva para demarcar a área a ser pintada
- trincha. A trincha é um pincel quadrado geralmente encontrado na mesma loja onde se vende a tinta.
1.Prepare a parede
Lixe toda a superfície onde deverá ser aplicada a tinta esmalte fosca, e retire todo o pó com um pano seco. Este procedimento evita que a tinta a ser aplicada fixe com mais eficiência e evita que se pinte sobre resíduos.
2. Limite a área que será pintada
Meça a região onde a tinta deverá ser aplicada e limite a área com fita crepe adesiva.
3. Forre o chão com o plástico ou jornal
Forre o chão e prenda as bordas com fita crepe para que não se solte enquanto aplica a tinta.
4. Prepare a tinta
Abra a lata de tinta e mexa bem até a cor ficar bem uniforme. Coloque um pouco da tinta no utensílio específico e acrescente um pouco de Aguarrás, o suficiente para diluir um pouco mas, a tinta ainda deve continuar espessa. A tinta rala demais exigirá muitas demãos e ainda poderá escorrer pela parede.
5. Aplique a tinta
Utilize a trincha para pintar as bordas delimitadas pela fita crepe. Depois venha com o rolinho todo envolvido em tinta esmalte, mas sem respingar. Não aperte o rolinho contra a parede ou poderá fazer com que ocorra respingos por todos os lados. Os movimentos devem ser em forma de W, nunca em linha reta.
Espere secar e retire a fita. O local deve ser arejado.