Terror noturno infantil

terror noturno infantil



Entre os transtornos do sono, o terror noturno infantil acomete a 3% das crianças,  pelo menos uma vez por ano, sendo que na maioria das vezes atinge meninos.Sua causa pode ser fisiológica mas também pode estar ligada ao ambiente social, familiar e escolar.É comum que tenhamos sonhos ruins, pesadelos e que acordemos assustados durante a noite, mas o terror noturno atinge proporções maiores e inconscientes.A pessoa que é afligida por este transtorno não se lembra de nada no dia seguinte, e neste estado pode sofrer sonambulismo, enquanto vivencia uma experiência aterrorizante na própria mente.

O que é o terror noturno infantil

O terror noturno infantil é o estado no qual se apresenta uma criança com dificuldades para dormir tranquilamente a partir dos 5 a 20 primeiros minutos de sono, período no qual o sono ainda não atingiu o seu estado profundo, ou seja, ainda não atingiu o período dos sonhos.

Este transtorno do sono pode acometer pessoas de todas as idades, sendo mais comum na fase infantil, e apresentando melhoras durante a fase da adolescência.

Os casos de terror noturno infantil deverão ser acompanhados clinicamente caso ocorram mais de um episódio por noite ou aconteçam diariamente.

 

Quais as causas do terror noturno infantil

As causas do terror noturno infantil podem ser fisiológicas, mas ainda não há um estudo conclusivo sobre o assunto.Sabe-se que o ambiente social, familiar e escolar podem influenciar positivamente ou negativamente nos sintomas que a criança apresenta.

Quais os sintomas do terror noturno infantil

Os sintomas deste transtorno são:

  • Suor excessivo;
  • Taquicardia;
  • Medo;
  • Dilatação da menina dos olhos;
  • Agitação;
  • Sonambulismo;
  • Desespero.

Terror noturno infantil tratamento

O tratamento para este tipo de transtorno deverá ser através da psicoterapia e prevenção.É aconselhável que haja horários determinados para o sono da criança, que se evite alimentos de difícil digestão antes de dormir, e , que se diminua o ritmo e a luz do ambiente para prepará-la para o momento do sono.

Para prevenir que a criança se machuque durante uma crise, prepare o quarto com poucos objetos e mantenha uma luz acesa, que proporcione o mínimo de claridade.

Como agir após uma crise de terror noturno infantil

A criança não se lembrará de detalhes do acontecido, mas, ainda estará sob a sensação de terror.Para acalmá-la tente mantê-la dormindo, converse calmamente com a criança ou cante uma canção de ninar.

Como o terror noturno pode prejudicar a socialização da criança

A criança que sofre com este transtorno pode apresentar problemas clínicos graves, sonolência e irritação.Estes problemas podem dificultar a socialização da criança na escola e comprometer seu aprendizado.

A partir deste ponto, a frustração da criança e o sofrimento dos pais em vista do baixo rendimento dos filhos, geram um ciclo vicioso do qual poderá surgir mais fatores desencadeantes, como, estresse, depressão, tensão e outros.

terrornoturno

Aplicativos para dormir melhor

Há centenas de aplicativos que prometem auxiliar uma boa noite de sono.Eles foram programados com sons relaxantes e despertador inteligente, que identifica a melhor hora do sono para despertar, de forma que a pessoa não esteja dormindo tão profundamente e assim não acorde tão cansada.

O aplicativo Magic Sleep em especial, cria sons psicoacústicos que simulam o som do ventre, e foi criado para ser utilizado no seu IPhone.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *